Legislativo osasquense apoia instalação de Procuradoria da Mulher na Câmara de São Paulo

por Divisão de Comunicação publicado 15/09/2023 10h35, última modificação 15/09/2023 22h12
Osasco é uma das cidades pioneiras a implantar órgão de defesa feminina no Legislativo

Por Deniele Simões. Fotos: Ricardo Migliorini.

A Câmara Municipal de Osasco aprovou, nesta quinta-feira (14), uma Moção de Apoio ao Conselho Estadual da Condição Feminina.

Representantes do órgão lutam pela implantação da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara de São Paulo, prevista em lei aprovada em 2017, mas ainda não foi instalada.

A autora da Moção é a vereadora Ana Paula Rossi (PL), que também é a Procuradora Especial da Mulher da Câmara de Osasco. Ela recebeu uma representante do referido Conselho em seu gabinete, que solicitou o apoio do Legislativo de Osasco para a implantação da Procuradoria da Mulher na capital paulista.

Ana Paula Rossi recebeu apoio das demais vereadoras da bancada feminina para que o Legislativo osasquense dê suporte à causa.

Ainda de acordo com Ana Paula, o Conselho da Condição Feminina conta com o apoio de mais de 40 entidades em favor da implantação do órgão. “Fica aqui o meu pedido, para poder encaminhar esse documento e somar a tantos apoios”, reforçou.

Para a vereadora, a criação da procuradoria vai “cumprir a missão de defender todas as meninas e mulheres”, além de contribuir para as ações de enfrentamento à violência por gênero e por raça.

Hoje, as procuradorias da mulher são uma realidade na Câmara dos Deputados e em vários municípios brasileiros. Osasco é uma das cidades pioneiras a criar uma Procuradoria da Mulher, em 2016.

Recentemente, a procuradora Ana Paula Rossi e as vereadoras Elsa Oliveira (Podemos) e Lúcia da Saúde (Podemos) participaram de um encontro nacional de procuradoras da mulher, que debateu políticas públicas de proteção.

MULTIMÍDIA ► 50ª Sessão Ordinária | FOTOS | VÍDEO