Legislativo osasquense enfatiza uso de Libras como fator de inclusão social

por Divisão de Comunicação publicado 22/09/2023 11h25, última modificação 03/10/2023 10h52
Moção enfatiza Dia Internacional da Língua de Sinais e profissional da área

Por Deniele Simões. Fotos: Ricardo Migliorini.

A Câmara Municipal de Osasco tem promovido ações de inclusão social para garantir o acesso de toda a população às atividades promovidas na Casa.

Uma das linhas de atuação é promover o acesso à comunidade surda, com a transmissão de todas as atividades da Casa na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (21), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o tema da inclusão foi debatido em Plenário, com a discussão e aprovação da Moção de Reconhecimento 322/2023, de iniciativa da vereadora Cristiane Celegato (Republicanos).

O documento da parlamentar foi dirigido à professora e intérprete de Libras da Igreja do Evangelho Ágape, Laudinéia Aparecida Isabel, pelo Dia Internacional da Libras, comemorado em 23 de setembro.

“A data foi instituída pela ONU em 2019 e visa chamar a atenção para a importância do acesso à informação e comunicação, promovendo a inclusão e a melhora da acessibilidade para esse povo”, afirmou Cristiane.

A vereadora ressaltou o trabalho e a dedicação da intérprete Laudinéia, que ajuda a promover a inclusão dos surdos dentro da igreja e já atuou com diversos públicos.

O vereador Laércio Mendonça (PSD) também defendeu o trabalho da categoria. “É algo que a gente tem que dar sempre valor. Temos que lutar pela inclusão e buscar empregabilidade para os intérpretes de Libras”.

Emerson Osasco (Rede) parabenizou a colega pela Moção. “A gente sabe o quanto a inclusão se faz tão necessária em todos os meios da sociedade. Inclusão tem que partir de todos os legislativos”.

O vereador lembrou que a Câmara de Osasco busca a inclusão e, por isso, todos os parlamentares têm o seu próprio sinal de identidade em Libras. “Por isso, é importante a gente lutar por cada vez mais inclusão”, concluiu.

Laudinéia acompanhou a Sessão junto a familiares.

MULTIMÍDIA ► 52ª Sessão Ordinária | FOTOS | VÍDEO | REPORTAGEM