Moção parabeniza Ministério da Justiça por combater exploração sexual infantil

por COMUNICAÇÃO — publicado 18/10/2022 16h55, última modificação 19/10/2022 14h47
Operação iniciada em 2017 combate crimes contra crianças na Internet

Por Charles Nisz. Fotos: Ricardo Migliorini.

A operação Luz na Infância teve início em 2017 e foi intensificada a partir do ano de 2019, deflagrando duas operações por ano, embora o Ministério da Justiça tenha seis operações permanentes de combate a crimes contra vulneráveis. O objetivo é investigar crimes de abuso e exploração sexual praticados na internet contra crianças e adolescentes.

Dos 163 mandados de busca e apreensão, 74 são do Brasil e o restante deverão ser cumpridos no exterior. Os EUA apoiam a operação através do Departamento de Segurança Interna, rastreando os endereços virtuais desses criminosos, que atuam principalmente na deep web.

Em território brasileiro, a operação é coordenada pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com atuação das Polícias Civis de pelo menos 13 estados e de seis países.

Na 35ª Sessão Ordinária do ano de 2022, ocorrida na manhã desta terça-feira (18), o vereador Paulo Júnior (PP) apresentou a Moção de Apoio 263/2022 ao Ministério da Justiça e Segurança Pública pela Operação “Luz na Infância”, que combate crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes na internet.

“Desde o começo da pandemia, as crianças estão cada vez mais conectadas. E quanto mais você está conectado, mais está exposto ao crime. Por isso, os pais precisam estar cada vez mais vigilantes, e é preciso se manter atentos sobre o comportamento dos filhos na internet”, disse Paulo em sua justificativa.

Segundo o vereador, a ideia é apoiar essas iniciativas, parabenizando o Ministério da Justiça na pessoa do ministro Anderson Torres: “Enquanto parlamentares, temos que formular políticas sobre esse tema e apoiar ações do governo federal contra a exploração sexual infantil”, acrescentou o parlamentar do PP.

MULTIMÍDIA »» GALERIA DE FOTOS | VÍDEO