Moção pede que população receba entrevistadores do Censo 2022

por COMUNICAÇÃO — publicado 13/10/2022 18h55, última modificação 13/10/2022 19h09
Recenseadores encontram dificuldade em realizar pesquisa na cidade

Por Charles Nisz.

Durante a 34ª Sessão Ordinária da Legislatura de 2022, ocorrida na manhã desta terça-feira (13), os vereadores aprovaram a Moção de Esclarecimento 279/2022, que tratou do Censo 2022, atualmente em andamento e realizado pelo Governo Federal em todo o país.

Apresentada pela vereadora Ana Paula Rossi, a proposta é "dar publicidade ao Censo 2022”, disse a parlamentar, ao justificar a apresentação da Moção. “Muitos recenseadores relatam dificuldade em serem recebidos pelos moradores de Osasco e terem os questionários respondidos”, afirmou Ana Paula.

“O Censo é a forma de termos acesso a informações sobre o município. São feitas perguntas sobre tamanho das famílias, renda, educação, saúde, transporte e outros dados básicos sobre a população”, esclareceu Ana Paula sobre o escopo do levantamento.

Também em sua explanação, a vereadora falou sobre o receio de alguns munícipes em receber os funcionários do IBGE: “Há resistência por conta do medo de assaltos e golpes, mas os recenseadores trabalham uniformizados e identificados com crachá”.

“Responder às perguntas com precisão ajuda no direcionamento de políticas públicas federais adequadas às necessidades de Osasco. O Censo ajuda o Governo Federal a decidir como alocar recursos e planejar políticas para cada região do país”, ressaltou a parlamentar do PL.

MULTIMÍDIA »» GALERIA DE FOTOS | VÍDEO