Moção pede reorganização de cabos elétricos em Osasco à fornecedora de energia

por COMUNICAÇÃO — publicado 07/12/2022 11h30, última modificação 07/12/2022 11h29
Empresa de energia foi cobrada pelos riscos trazidos por cabos mal gerenciados

Por Charles Nisz. Fotos: Ricardo Migliorini.

Os riscos trazidos à população osasquense por conta de cabos elétricos e de serviços de TV a cabo e telefonia foi motivo para a apresentação de uma Moção de Apelo. Proposta pela vereadora Cristiane Celegato (Republicanos), a Moção foi aprovada na 47ª Sessão Ordinária de 2022, ocorrida na manhã desta terça (6).

“A Enel é responsável por essa estrutura de cabos elétricos e de outros serviços em nossa cidade. Alguns fios soltos, outros amarrados em árvores, outros pendurados. Precisamos de eficiência na solução desses problemas. Além do efeito estético, há risco de acidentes com carros, motos e pedestres”.

O presidente da Casa, Ribamar Silva (PSD), sugeriu a realização de uma audiência pública com representantes da Enel para prestar esclarecimentos sobre o assunto. “Se a gente for trazer cada exemplo de postes com fios ineficientes, vai faltar sessão. Vamos debater o assunto com a empresa”, disse ele.

Já o vereador Adauto Tô Tô (PDT) relembrou um debate já feito na Câmara sobre os postes utilizados também por outras empresas - de telefonia e de TV a cabo. “O presidente da Enel esteve na Câmara e fez pouco caso da situação. Já foram perdidas muitas árvores por conta de fios enroscados nas árvores”, afirmou o vereador.

Carmônio Bastos, do Podemos, endossou a Moção e acrescentou que “poderia ser uma Moção de Repúdio, pois a empresa tratou com deboche as demandas apresentadas pela Câmara sobre os postes da Enel instalados em Osasco”.

De acordo com o vereador Josias da Juco (PSD) falou sobre moradores com reclamações da Enel por conta da má qualidade do serviço prestado pela empresa: “Uma moradora está sem energia há meses, por conta de problemas de ligação do ramal elétrico na rua dela. A empresa não se responsabiliza por esses problemas”, alertou o parlamentar.

“Não há uma equipe específica da Enel para atender as demandas de Osasco. Não há profissionais, nem carro para isso. Ainda bem que a manutenção da iluminação pública de Osasco não é mais responsabilidade da Enel”, acrescentou Josias.

Lúcia da Saúde (Podemos), falou da falta de comunicação das empresas sobre mudanças e manutenções feitas na cidade: “Falta comunicação das empresas com a cidade sobre as manutenções feitas na nossa cidade. Tem que ter a obrigatoriedade em avisar de podas de árvores realizadas por essas empresas”.

Zé Carlos Santa Maria (Patriota) reclamou de a empresa não cumprir as suas obrigações com a cidade: “Não se trata de uma questão de educação ou consideração. A empresa tem um contrato com a cidade de precisa cumpri-lo”.

MULTIMÍDIA »» GALERIA DE FOTOS | VÍDEO