Moção reconhece luta e resistência dos povos indígenas

por Divisão de Comunicação publicado 21/02/2024 09h35, última modificação 21/02/2024 10h28
Vereadora Juliana da AtivOz abordou populações originárias nas cidades

Por Charles Nisz

A Moção de Reconhecimento 27/2024 abordou a luta e a resistência dos povos indígenas no Brasil. Discutida nesta terça-feira (20), a Moção é de autoria da vereadora Juliana da AtivOz (PSOL)

Na justificativa da proposição, a parlamentar comentou a dificuldade dos povos originários em terem seus direitos respeitados. “As terras dessas populações enfrentam ameaças de garimpeiros, grileiros e pecuaristas”, disse Juliana.

A vereadora também falou sobre a demarcação das terras indígenas que, segundo ela, nem sempre é respeitada. Ela citou o Marco Temporal, votado em 2023 pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Outro tema abordado por Juliana em sua fala foi a situação dos indígenas em contexto urbano. “Aqui em nossa cidade, muitos indígenas são classificados como pardos quando recebem atendimento em serviços públicos”.

Para a vereadora, “é difícil para essas populações defenderem sua história e seu legado se elas não são reconhecidas como indígenas. Mesmo em contexto urbano, essas pessoas devem ter sua cultura e hábitos respeitados”.

MULTIMÍDIA | 5ª Sessão Ordinária ► FOTOS | VÍDEO