Moção reconhece trabalho de intérpretes de Libras na Câmara de Osasco

por COMUNICAÇÃO — publicado 13/12/2022 15h30, última modificação 14/12/2022 15h58
Serviço permite inclusão de deficientes auditivos nos eventos oficiais
Moção reconhece trabalho de intérpretes de Libras na Câmara de Osasco

Ao centro, vereadora Cristiane Celegato homenageia dois interpretes de LIBRAS

Por Deniele Simões. Fotos: Ricardo Migliorini.

O trabalho de uma equipe de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi enfatizado durante a 49ª Sessão Ordinária da Câmara de Osasco, realizada nesta terça-feira (13).

A equipe atua na transmissão de todos os eventos oficiais realizados no Poder Legislativo de Osasco, e que são transmitidos pela TV Câmara Osasco. O trabalho dos intérpretes é fundamental para que as pessoas com deficiência auditiva possam compreender o conteúdo veiculado.

Por meio da Moção de Reconhecimento 387/2022, a vereadora Cristiane Celegato (Republicanos) cumprimentou o senhor Davi Luiz Nascimento dos Santos e toda equipe de intérpretes pelo excelente trabalho realizado na Câmara Municipal.

“A profissão dos Intérpretes de Libras é uma ferramenta fundamental de acessibilidade para pessoas surdas e com deficiência auditiva. Esse trabalho no Legislativo garante a inclusão e o direito linguístico das pessoas surdas, permitindo a participação e acesso aos debates e informações da administração pública”, justificou a parlamentar.

O serviço de tradução simultânea dos eventos do Legislativo foi implantado no início de 2020, na gestão do presidente Ribamar Silva (PSD), que elogiou o trabalho dos tradutores. “A palavra que nós temos para vocês é de gratidão. Parabéns por vocês prestarem esse serviço de qualidade e com tanta competência”, disse.

O vice-presidente da Câmara, vereador Josias da Juco (PSD), ressaltou que o sonho de oferecer a tradução simultânea dos eventos oficiais em Libras é antigo e vem da época da gestão do então presidente Osvaldo Vergínio.

O parlamentar recordou o início das atividades de Libras no Legislativo, há dois anos. Ele falou das dificuldades iniciais, devido à equipe reduzida e da evolução dos trabalhos, que hoje contam com uma estrutura mais adequada.

Josias da Juco defendeu a criação do serviço de Libras nos eventos oficiais da Prefeitura, como forma de garantir inclusão a mais pessoas.

A vereadora Lúcia da Saúde (Podemos) parabenizou a vereadora Cristiane Celegato pela Moção e falou sobre o papel dos intérpretes de Libras. “Essa profissão é de suma importância para a sociedade no contexto familiar e social”, justificou.

Segundo Lúcia, hoje existem mais de 10 milhões de surdos no Brasil e muitos deles se sentem como “estrangeiros”, devido à falta de comunicação.

A parlamentar defendeu que a inclusão social deve ser “mais que mais que um compromisso” e fazer parte das políticas públicas. “A inclusão em todos os espaços públicos é de suma importância para a nossa cidade, para que a população tenha acolhimento e acesso aos recursos públicos”, concluiu.

MULTIMÍDIA »» GALERIA DE FOTOS | VÍDEO