Moção repudia agressão de procurador municipal a colega em Registro (SP)

por COMUNICAÇÃO — publicado 23/08/2022 15h30, última modificação 23/08/2022 15h40
Caso aconteceu no litoral paulista em junho e teve repercussão nacional

Por Charles Nisz. Fotos: Ricardo Migliorini.

Durante a 23ª Sessão Ordinária de 2022, foi aprovada uma Moção que repudiou a agressão do procurador municipal Demetrius Oliveira Macedo contra a colega Gabriela Monteiro de Barros, ocorrida em 20 de junho, na cidade de Registro, litoral sul de São Paulo.

O caso ganhou repercussão nacional por conta da brutalidade das agressões sofridas por Gabriela. A procuradora foi esmurrada por Demetrius no ambiente de trabalho após cobrar providências por conta de uma reclamação de outra funcionária contra o procurador.

Na justificativa da Moção, sua autora — a vereadora Elsa Oliveira (Podemos) — lamentou o ocorrido: “Toda Sessão temos que falar de um caso de violência contra a mulher. Gabriela estava exercendo sua função e ele estava descarregando frustração e machismo", acrescentou a parlamentar.

“Mesmo sendo políticas, elas sofrem assédio e agressões. Lembremos da morte de Mariele e do assédio sexual sofrido pela deputada estadual Isa Penna (PSOL). O agressor se justifica por meio da falta de sanidade mental. Deveríamos pedir prisão perpétua para esse tipo de crime”, finalizou a vereadora.

Já o vereador Carmônio Bastos, também do Podemos, sugeriu que homens agressores, além da punição judicial, tenham que fazer um curso “antimachismo”. Laércio Mendonça (PSD) apoiou a Moção e disse que “qualquer agressão contra a mulher é inaceitável”.

Emerson Osasco (Rede) falou sobre como a sociedade ainda priva mulheres de direitos básicos. O parlamentar reclamou da demora na construção de mais creches na cidade: “Muitas mulheres não têm onde deixar os filhos de forma digna quando precisam trabalhar”.

Também sobre o tema, a vereadora Ana Paula Rossi (PL) apresentou a Moção de esclarecimento 217/2022, sobre a Semana Municipal de Conscientização e Combate à Violência Contra a Mulher, celebrada anualmente entre 07 e 13 de agosto.

MULTIMÍDIA »» GALERIA DE FOTOS | VÍDEO