Moção trata do Dia Nacional de Combate ao Fumo e alerta dos riscos do tabagismo

por COMUNICAÇÃO — publicado 07/10/2022 11h50, última modificação 10/10/2022 10h19
Vício em tabaco mata 161 mil brasileiros a cada ano, segundo a OMS

Por Charles Nisz

Criado no dia 29 de agosto de 1986, por meio da lei federal 7488/1986, o Dia Nacional de Combate ao Fumo e Tabagismo procura conscientizar os cidadãos dos riscos do tabagismo para a saúde.

O tema motivou a moção de apoio 241/2022, proposta pela vereadora Cristiane Celegato (Republicanos). A moção foi lida na 32ª Sessão Ordinária de 2022, realizada na manhã desta terça (06).

“De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, a nicotina atinge o cérebro em apenas 7 segundos, liberando substâncias na corrente sanguínea que provocam sensação de prazer e bem-estar. No entanto, o tabagismo causa várias doenças”, disse Cristiane.

Segundo a vereadora, “Doenças cardíacas, respiratórias, pressão alta, infertilidade, impotência e cânceres são algumas enfermidades causadas pelo tabagismo''. O uso do tabaco causa 25% das mortes por câncer em todo o mundo”, acrescentou a parlamentar.

Também segundo estatísticas da OMS, o uso do tabaco mata 8 milhões de pessoas no mundo a cada ano, 161 mil delas no Brasil. “O tabagismo custa US$ 1 trilhão por ano para a economia global”, afirmou Cristiane.

Estudo realizado pelo Hospital do Coração em São Paulo, com mulheres tabagistas, 43% delas começaram a fumar por influência dos amigos; outros 30% por curiosidade; 13,3% por influência de familiares; outros 10% alegam a busca de prazer para começar a fumar.

“No Sistema Único de Saúde (SUS) é possível obter tratamento contra o tabagismo de maneira gratuita. Em nossa cidade, o programa Osasco Sem Tabaco foi reativado no ano de 2022. As inscrições podem ser feitas em Unidades Básicas de Saúde ou pela Internet”, finalizou a vereadora.

MULTIMÍDIA »» GALERIA DE FOTOS | VÍDEO