Calor e emoção são os destaques da 26ª edição do Programa Nossa História

por Comunicação — publicado 03/03/2022 15h45, última modificação 03/03/2022 17h21
Marcão dos Troféus, Antônio Moraes Filho e Maria Cristina Corredor foram os homenageados
Calor e emoção são os destaques da 26ª edição do Programa Nossa História

Ao centro, Marcão dos Troféus, Antônio Moraes e Maria Cristina Corredor (Foto: Robson Cotait).

Por Ana Luisa Rodrigues

Dedicar os dias para a família e para a cidade em que vive. Esse é o objetivo dos homenageados na 26ª edição do Programa Nossa História, realizado na manhã desta quinta-feira (03). Antes das 10 horas, a temperatura já estava alta, em torno de 25 graus, típico dia de verão, com o céu imensamente azul. As cores do verão davam o tom para as falas curtas, mas emocionadas dos convidados para a solenidade.

Vereador da VI Legislatura da Câmara de Osasco (01/02/1983 a 31/12/1988), Antônio Moraes Filho conduziu e hasteou a bandeira do Brasil. Entre 1968 e 1975, ele integrou os quadros da Polícia Militar. No início da década de 1980, criou o Diretório Municipal do Partido Popular ao lado dos amigos Enilson Lopes e Sebastião Bognar. Atuou como assessor do então deputado estadual Carlos Fernando Zuppo e, em 1982, foi eleito vereador pelo PTB. Pai de dois filhos, é casado com Hilda Ferreira Moraes, sobrinha de Hildebrando de Lima, que dá nome a uma das principais vias da cidade.

“Agradeço aos organizadores do evento por essa iniciativa, especialmente ao Bognar, um amigo de muitos anos. Aqui estive durante seis anos como vereador e outros como funcionário. Hoje trabalho na prefeitura e continuo dando minha contribuição a essa cidade”, afirmou Moraes.

Conhecido como Marcão dos Troféus, Marcos Antônio Moraes, sempre foi apaixonado pelo futebol. Era um daqueles garotos que não perdia a oportunidade de bater bola e era sempre convidado para jogar em alguma equipe. Adulto, integrou equipes de empresas como Mafersa, Cobrasma, Sambra e White Martins. Defendeu o Vila Isabel, Duque e Delta.

Casado e pai de três filhos, Marcão dos Troféus fez do esporte sua profissão. Quando o futebol era só um lazer, já levava muitos troféus para casa. E, por isso, fabricar troféus virou profissão. Em casa mesmo começou a confeccionar troféus e assim ganhou o apelido.

“Eu circulo pelos corredores da Câmara Municipal desde 1978. Aqui eu conheci muita gente, fiz muitas amizades e isso é muito importante. Quero agradecer a todos os amigos que fizeram esse convite, porque para mim é uma emoção sensacional”, disse Marcão dos Troféus.

A osasquense Maria Cristina Corredor Amador compareceu acompanhada da família e, em especial, da netinha Isabella. Seu pai foi expedicionário da 2ª Guerra Mundial e sua mãe, a força da casa. Desde 2009, Cristina Corredor dedica-se aos serviços públicos, já atuou na rede municipal de saúde como conselheira e como gestora. Atualmente, é voluntária em um projeto social que estimula a prática de esportes e atende cerca de 300 crianças.

“Para mim é uma honra estar aqui. Tenho muito orgulho da nossa cidade e da minha família, que veio pra cá e ajudou a construir nossa cidade”, destacou.

O presidente da Frente Parlamentar Nossa História, vereador Rogério Santos (PL), manifestou a alegria de homenagear pessoas que dedicam suas vidas a Osasco e à família. E fez uma comparação da dedicação dessas pessoas àqueles que recebem troféus em uma competição. “As equipes e pessoas que entram em uma competição têm a ilusão de estar ali disputando um troféu. Mas, o troféu é muito mais que isso, é um símbolo daqueles que não desistem e que se esforçaram um pouco mais. E, em reconhecimento a essa dedicação, recebem um troféu”, comentou o parlamentar, ao explicar que o fato de não receber um troféu não significa que o competidor não o tenha merecido ou não tenha se dedicado. "A dedicação à cidade e a família é um troféu".

A dedicação dessas pessoas à cidade de Osasco, o trabalho que realizaram, também foi apontada pelo vice-presidente da Frente Parlamentar, Josias da Juco (PSD). “Sempre que eu venho a esta solenidade, eu dedico o dia a Deus e agradeço pela oportunidade de estar aqui ao lado de pessoas que ajudam a melhorar a cidade de Osasco”, ressaltou.

Programa Nossa História

O Programa Nossa História, da Câmara de Osasco, é uma realização semanal da Frente Parlamentar Nossa História, criada em virtude dos preparativos para as comemorações dos 60 anos de emancipação político-administrativa de Osasco e do bicentenário da Independência do Brasil, datas que serão celebradas em 19 de fevereiro e 7 de setembro de 2022. Com o hasteamento de bandeiras, pretende-se estimular a prática do civismo e da cidadania. “Pensamos em criar um instrumento legislativo para que pudéssemos desenvolver atividades, eventos para trazer a nossa população de volta à questão do civismo, reforçando a importância de valorização da história”, explica o vereador Rogério Santos, presidente da Frente Parlamentar Nossa História.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos | Vídeo | Reportagem Edições Anteriores