O lazer é um direito de todos

por osa — publicado 08/11/2017 10h07, última modificação 04/01/2018 11h36
Vereador Josias da Juco propõe instalação de brinquedos adaptados em parques.

O lazer, a socialização e a integração de crianças com deficiência é um assunto de interesse dos vereadores osasquenses. Na Câmara Municipal, Josias da Juco (PSD) apresentou um Projeto de Lei que trata sobre a instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência em jardins, parques, escolas, creches, áreas de lazer e locais abertos ao público. 

Ainda em tramitação na Câmara, o Projeto de Lei nº 146/2017 representa uma inovação sobre o tema. Segundo a justificativa apresentada pela Propositura do Vereador Josias, 5% da população brasileira é portadora de deficiências relacionadas à locomoção. Além disso, há inadequações dos brinquedos instalados em playgrounds, impossibilitando o uso por crianças com deficiências. 

Ainda na justificativa do Projeto, Josias afirma que a instalação de brinquedos adaptados permite a criação de um ambiente mais homogêneo e favorável ao desenvolvimento das crianças, pois há uma troca natural decorrente da diversidade na interação.

“Acredito na igualdade social. O lazer e a interação social são direitos universais conferidos a todas as pessoas, especialmente às crianças”, afirmou o Vereador Josias da Juco.

O Projeto de Lei aguarda a aprovação em Plenário e o envio para o Executivo municipal.