Orquestra dos Violeiros de Osasco recebe Cartão de Prata

por osa — publicado 25/02/2015 17h50, última modificação 04/01/2018 11h36

25/02/2015

Na noite do dia 24/02, a Câmara Municipal de Osasco, atendendo à solicitação do Vereador Valdir Roque (PT), homenageou a Orquestra dos Violeiros de Osasco com um Cartão de Prata. A homenagem foi uma forma de reconhecimento pela divulgação da música sertaneja, defesa da cultura de raiz e em comemoração aos 45 anos de sua fundação.

O evento aconteceu na sede da Câmara Municipal de Osasco e contou com a presença do vereador que propôs a homenagem, Valdir Roque; do Presidente da Câmara, Jair Assaf (Pros), do Secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, João Góis; do Maestro da Orquestra de Violeiros de Osasco, Senhor Santiago; e do Presidente da Casa dos Violeiros do Brasil, Antônio Caldeira.

Antes de iniciar-se o evento, foi cantado o Hino Nacional Brasileiro, acompanhado pela Orquestra de Violeiros.

O primeiro a utilizar a tribuna foi o Vereador Valdir Roque. Em seu discurso, Roque foi enfático ao afirmar que a honraria, apesar de ter sido proposta sua, foi aprovada por unanimidade entre os vereadores osasquenses. “A aprovação unânime mostra o respeito e a admiração que o Legislativo tem pela cultura brasileira”, disse.

O vereador tratou da importância da entidade para a sociedade. “A Casa dos Violeiros preserva a cultura do nosso país, mostra a força que tem a música de raiz, a verdadeira música do povo brasileiro”, afirmou.

Representando o Prefeito Jorge Lapas (PT), João Gois lembrou sobre a apresentação de Projeto de Lei de autoria do Deputado Marcos Martins, que indica a cidade de Osasco como sendo a Capital da Viola do Brasil. “A raiz do povo brasileiro, que é a música sertaneja, tem uma casa: Osasco”, orgulhou-se. “E a casa da Violeiro é a responsável pela divulgação da nossa música e da nossa cidade. Por causa do violeiro, os pequenos fatos do campo viraram poesia. O homem do mato, o canto do pássaro e muitas outras coisas viraram poesia”, encerrou.

Para fazer o uso da palavra, foi chamado o Presidente da Casa dos Violeiros do Brasil - Antônio Caldeira. Ele emocionou-se e agradeceu muito a entrega da honraria. “Para nós, essa homenagem é muito importante. É bom receber o reconhecimento das pessoas. Nós temos orgulho de representar a cidade de Osasco em todo o território nacional”, contou.

Para encerrar, o Presidente Jair Assaf parabenizou a entidade homenageada e disse que “a Casa dos Violeiros é uma joia da nossa cidade. É uma entidade que merece todo respeito e dedicação, afinal, divulga o que o Brasil tem de melhor, sua música”.

A Orquestra dos Violeiros de Osasco foi fundada em 1969, por iniciativa do Tenente Marino Cafundó de Moraes. Ao longo de sua trajetória, gravou diversos discos e se apresenta por diversas cidades do Brasil, levando sempre o nome da cidade de Osasco.

A Casa do Violeiro do Brasil foi fundada em 1971, para abrigar a orquestra. Com isso, foi possível realizar a profissionalização de seus músicos e congregar os artistas sertanejos, defender a música, a dança e folclore brasileiros.

Abaixo, veja a galeria de imagens e a íntegra do evento, gravada pela TV Câmara Osasco:

Câmara Municipal de Osasco
Divisão de Comunicação Social