Osamu Hiratsuka Recebe Título de Cidadão Osasquense

por osa — publicado 20/08/2008 15h45, última modificação 04/01/2018 11h36
A Câmara de Osasco homenageou no último dia 19 o engenheiro mecânico Osamu Hiratsuka, condecorado com o Título de Cidadão Osasquense pelos seus relevantes serviços prestados à coletividade osasquense. A solenidade aconteceu no Plenário Tiradentes da Câmara de Osasco, sob autoria do vereador Fábio Yamato (PSDC).
 Osamu Hiratsuka Recebe Título de Cidadão Osasquense

Osamu Hiratsuka ao lado dos demais membros da Mesa

A Mesa-Diretora contou com a participação do vereador Osvaldo Vergínio (na presidência), vereador Fábio Yamato, Tsuyoshi Sérgio Yamato (vereador da 5ª Legislatura da Câmara de Osasco), Roque Aparecido da Silva (coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Osasco, representando o prefeito Emidio de Souza), Sussumu Araki (pres. da ACENBO – Associação Cultura e Esportiva Nipo-Brasileira de Osasco), Yoshio Kiyono (coronel do Exército Brasileiro e pres. da Associação Nikkey do Brasil), Mário Endo (coronel-aviador da Aeronáutica e vice-presidente da Associação Nikkey do Brasil), Kiyoshi Koh (pres. de honra da ACENBO) e sua esposa – Ayako Koh.

Osamu Hiratsuka nasceu em 1941 na Província de Iwate, Japão. Imigrou para o Brasil no navio Tcharewga em 1966, deixando para trás amigos e familiares. Mas trouxe na bagagem muitos sonhos e ideais.

Sua vinda, bem como a dos imigrantes europeus que estavam no mesmo navio, deveu-se a uma campanha da empresa Brown Boveri Company para contratação de técnicos especializados para trabalhar na filial brasileira, instalada em Osasco. Sua dedicação durante a faculdade e o brilhante empenho durante os quatro anos em que trabalhou na empresa Hitachi Company do Japão, garantiu seu novo emprego na Brown Boveri.

Mais uma vez, sua dedicação e esforço o transformaram em coordenador do gerador elétrico da Usina de Itaipu que, na época, era a maior do Mundo. Desenvolvendo seu ofício com maestria, foi transferido para Brown Boveri da Suíça para coordenar o gerador da usina da China, se estabelecendo no país europeu cerca de um ano.

Trabalhou na Brown Boveri durante 32 anos, até se aposentar.

Hiratsuka, que se considera um osasquense. Casou-se com Tie Hiratsuka, com quem teve três filhos.

O engenheiro gosta de participar das atividades sociais da cidade. Em 1984 ingressou no departamento de atletismo da ACENBO. Engajado no desenvolvimento esportivo dos cidadãos, foi presidente por dois biênios (1994-1995 e 2000-2001) do departamento de atletismo da associação, levando o nome de Osasco e da ACENBO aos lugares mais longínquos do Brasil, por meio de conquistas em diversas modalidades esportivas.

Ensinou língua japonesa para jovens osasquenses, tendo sido diretor de ensino da língua nipônica nos anos de 2001 e 2002.

Há meses atrás, com as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa, Hiratsuka presidiu com brilhantismo a comissão organizadora da festa em Osasco. Atualmente, é vice-presidente da ACENBO, associação que presidiu nos anos 2003/2004.

“Sinto-me muito honrado e grato por receber esta homenagem. Gostaria de salientar que meu trabalho em prol da cidade não seria possível sem o apoio da ACENBO”, declarou o homenageado.