Osasco comemora a Semana Dimitri Sensaud de Lavaud

por osa — publicado 11/09/2015 15h40, última modificação 04/01/2018 11h36

11/09/2015

A semana de 14 a 18 de setembro marcou as celebrações em memória de uma das grandes personalidades que fizeram história na cidade de Osasco,  Dimitri Sensaud de Lavaud.

Natural da Espanha e de ascendência francesa, o engenheiro, inventor e aviador foi o responsável pelo primeiro voo da América Latina, realizado na cidade de Osasco no dia 7 de janeiro de 1910. Morreu em Paris, no dia 21 de abril de 1947.

No ano em que completa 133 anos do nascimento de Dimitri, muitos eventos foram realizados pelo poder municipal para comemorar a data. Entre eles, uma Sessão Solene na Câmara Municipal.

O evento atendeu à Lei Municipal 3620/2001, regulamentada pelo Decreto 9078/2002, que instituiu a Semana Cultural Dimitri Sensaud de Lavaud.

Organizada e realizada pelo Cerimonial do Legislativo Municipal, a solenidade foi bastante concorrida e contou com a presença de figuras marcantes e históricas da cidade: políticos, emancipadores, historiadores, jornalistas e admiradores do aviador.

O início da solenidade deu-se com a formação de Mesa Diretiva, que foi presidida pelo Vereador Jair Assaf (Pros) e secretariada por Sebastião Bognar (PSDB). Além deles, também compuseram a Mesa: o Secretário de Cultura da cidade, Fábio Yamato; o autor-proponente da homenagem, Vereador Mário Guide (PSB) e o Coordenador da Semana Dimitri Sensaud de Lavaud, Luiz Tamborilando.

Após todos os procedimentos dos rituais cerimoniosos, foi chamado à tribuna o Vereador Mário Guide, que falou da honra em estar presente na homenagem “ a um grande osasquense”.

Guide falou da ligação da cidade de Osasco dos dias atuais com o homenageado da noite. “Osasco nasceu com vocação industrial e tem, até hoje, esse dom. Um símbolo dessa característica da cidade é o Dimitri Sensaud de Lavaud. Um grande inventor, um grande batalhador, autor do primeiro voo da América do Sul", explicou. O vereador tratou sobre o sentimento que a cidade devota ao aviador. “Pela sua imaginação, pela sua criatividade e por significar tanto para a cidade de Osasco, Dimitri é um herói. Um herói genuíno e homem muito especial”, encerrou.

Representando o Executivo Municipal, Fábio Yamato, como Secretário da Cultura e Organizador Geral da Semana, falou a respeito do evento e do homenageado. Yamato admitiu que a cidade de Osasco tem “um débito com a história de Dimitri. Nós precisamos valorizá-lo mais, por tudo o que fez, tanto ele quanto a família”, explicou.

“Diante das muitas atividades realizadas nos últimos anos, essa valorização está, gradualmente, acontecendo. É importante que o Executivo e o Legislativo estejam sempre alinhados para reparar e divulgar essa história maravilhosa”, afirmou Yamato.

Sebastião Bognar comparou a importância da história de Dimitri com a dos Autonomistas. “É por causa deles que estamos aqui nessa noite. Se o Dimitri  tivesse sido só mais um, se não tivesse tido a perspicácia e a audácia de realizar o sonho de voar e ter colocado o nome de Osasco no lugar mais alto da história, não estaríamos aqui hoje. Os Autonomistas lutaram e gritaram  para transformar um bairro esquecido de São Paulo em uma cidade. Por causa deles, estamos aqui hoje”, disse.

Um fato marcante chamou a atenção e emocionou a todos os presentes. Luiz Tamborilando tomou o microfone, ficou de pé e, poeticamente, contou a história de Dimitri Sensaud. Ao encerrar, pediu salves ao aviador. “Viva Sensaud Dimitri de Lavaud!!”.

Abaixo, a galeria de fotos e a íntegra da solenidade, gravada pela TV Câmara Osasco:

Câmara Municipal de Osasco
Divisão de Comunicação Social