Osasco plantou 8.100 árvores nos últimos dois anos

por Divisão de Comunicação publicado 28/02/2019 17h55, última modificação 28/02/2019 17h56
Audiência Pública debate projetos de arborização da cidade

A noite da quarta-feira (27) foi marcada pela realização de Audiência Pública na sede da Câmara Municipal de Osasco. A finalidade foi debater sobre as atividades e os resultados dos programas de arborização urbana no Município. Estiveram presentes, além do Secretário Municipal do Meio Ambiente (Sema), Marcelo Silva, engenheiros, técnicos ambientais e entidades parceiras da Sema, como os Anjos da Mata Atlântica e o Projeto Verdejando Osasco. Os Vereadores Ricardo Silva (PRB), autor-proponente da Audiência Pública, e Batista Comunidade (Avante) participaram da discussão.

Arborização e Paisagismo

Em Osasco, o projeto de arborização visa à intensificação do plantio e ao aumento de áreas verdes da cidade. Segundo informações da Secretaria do Meio Ambiente, para atingir as metas propostas pelo programa de arborização idealizado pela Pasta, a instituição organizou mutirões de plantio e desenvolveu ações de distribuição de mudas para serem plantadas em residências.  Realizou também a doação de árvores do viveiro do Parque Chico Mendes, além de dar início a um processo de conscientização de crianças, jovens e adultos sobre a responsabilidade ambiental de cada cidadão.

A arborização urbana é caracterizada, principalmente, pela plantação de árvores de porte em praças, parques, calçadas de vias públicas e alamedas. É de vital importância para a população de uma cidade e essencial a qualquer planejamento urbano. Os benefícios sociais da arborização urbana são uma consequência natural, proporcionam um equilíbrio climático e um maior controle da poluição. Além disso, uma boa arborização também ajuda à saúde física e mental da população. Há outras funções importantes, como, propiciar sombra, purificar o ar, atrair aves, diminuir a poluição sonora, constituir fator estético e paisagístico; diminuir o impacto das chuvas, contribuir para o balanço hídrico e valorizar a qualidade de vida local.

O Debate

Ricardo Silva valorizou o trabalho realizado pela Sema e falou da sua preocupação com as questões ambientais da cidade de Osasco. Para o Vereador, o trabalho de conscientização de jovens e adolescentes a respeito do assunto é um instrumento para que as futuras gerações possam cuidar mais do planeta. “A educação ambiental é um grande desafio para a administração pública. Como vamos poder viver sem qualidade de ar, sem olhar para o futuro, sem pensar no amanhã? Precisamos pensar nas gerações futuras, e reagir, hoje, contra as agressões ao meio ambiente”, disse. 

O Presidente da Comissão Permanente de Política Urbana e Meio Ambiente da Câmara Municipal, Vereador Batista Comunidade, agradeceu ao Secretário de Meio ambiente pelo trabalho realizado na cidade de Osasco. Batista destacou a competência com que a Pasta vem sendo dirigida e a eficiência no atendimento às demandas. “Os funcionários do Meio Ambiente trabalham felizes. Eles me disseram que conseguem realizar o trabalho graças à confiança que o Secretário deposita em cada um deles”, afirmou. 

Titular da Pasta do Meio Ambiente, o Secretário Marcelo Silva fez alguns apontamentos sobre as ações e os projetos ambientais que a Secretaria desenvolve na cidade. 

Marcelo explicou que foram plantadas, nos últimos dois anos, 8.100 árvores. A intenção é chegar a 16 mil árvores plantadas. A grande eficiência no processo de plantio deve-se, segundo o Secretário, ao “trabalho organizado, bem pensado, de um corpo de engenheiros diferenciado, de um bom planejamento e da adequação às formas de plantio”. 

O Parque Chico Mendes também foi alvo das ações da Secretaria, com a revitalização da mina existente dentro do Parque. Foram plantadas diversas árvores e instalado um filtro para a água. “Quero plantar mais ou menos 300 árvores frutíferas naquele local e transformar aquela água em água potável”, declarou. 

Marcelo Silva afirmou que ainda existem muitas metas a serem atingidas, sejam em praças ou espaços capazes de receberem plantio. “Vamos fazer megaoperações de plantio com as escolas, e, onde tiver espaço, vamos plantar, plantar e plantar”, finalizou.

Para tratar sobre detalhes técnicos das operações ambientais da Secretaria, a Diretora do Meio Ambiente, Amanda França, subiu à tribuna. Ela apresentou o Programa Arboriza Osasco, criado em 2017 e que faz parte da gestão compartilhada. Ele conta com diversas instituições parceiras e tenta sensibilizar e mobilizar a sociedade para a importância da preservação e recuperação das áreas verdes, como minas de água, córregos, matas ciliares e árvores. 

Outro projeto apresentado pela Diretora do Meio Ambiente foi o Arborizando. A recomposição da área verde do córrego da Avenida Esporte Clube Corinthians foi a principal ação do Projeto Arborizando. 

Outras experiências foram apontadas por Amanda França, como o encerramento de licitação para compra de mudas de árvores, desenvolvimento de trabalho de plantio de árvores em condomínios e escolas, e a criação do Guia de Arborização Urbana, do Plano Municipal de Arborização, do Plano da Mata Atlântica e dos planos de manejo de cada parque.