Parlamentares discutem melhorias no atendimento à saúde

por COMUNICAÇÃO — publicado 09/02/2023 15h45, última modificação 09/02/2023 18h43
Durante a 2ª Sessão Ordinária padronização no atendimento, aquisição de equipamentos e acompanhamento de execução das emendas foram abordados

Por Ana Luisa Rodrigues. Fotos: Ricardo Migliorini.

Um dos canais usados pelos vereadores para solicitar melhorias nos serviços são as Indicações. O instrumento é amplamente utilizado pelos parlamentares, que aproveitam as oportunidades para cobrar mais ações da prefeitura. Duas indicações do vereador Michel Figueredo (Patriota) foram discutidas durante a 2ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (9).

O parlamentar apresentou duas Moções de Apelo, relativas aos serviços de saúde. Uma sobre a aquisição de ambulâncias e outra relativa ao atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, uma das bandeiras do vereador, que cobra a padronização no atendimento nas UBS.

“Sei que acaba sendo redundante. Sei que o Departamento de Atenção Básica melhorou muito o atendimento, mas sei o quanto faz diferença para a população ter atendimento rápido com agendamento e retornos marcados”, ressaltou Michel Figueredo, ao explicar a importância da padronização no atendimento nas Unidades Básicas. “Há regiões que precisam de mais pediatras, outras precisam de mais ginecologistas. Dependendo da região que tem suas particularidades, isso precisa ser considerado”, apontou Figueredo.

Em relação às ambulâncias, o parlamentar cobrou a aquisição de mais veículos para agilizar o atendimento. “Com mais veículos disponíveis podemos atender a demanda de urgência e emergência, inclusive as transferências que necessitam de ambulância”, disse Michel.

Batista Comunidade (Avante) comentou que há cobrança da população em relação ao atendimento na saúde. “O caminho é a gente padronizar o atendimento para melhorar. Precisamos repensar a questão dos gestores, que têm uma responsabilidade muito grande e precisam ser reconhecidos, inclusive com melhoria salarial”, afirmou Batista.

“É mais que necessário melhorarmos o atendimento na saúde, principalmente na divulgação das informações de forma correta. Muitas vezes, as pessoas são direcionadas a serviços de forma errada e o paciente fica sem atendimento. Já me procuraram para reclamar de orientações erradas”, apontou Lúcia da Saúde (Podemos), que recentemente assumiu a presidência da Comissão Permanente da Saúde e Assistência Social.

Os parlamentares também cobraram informações sobre o uso das emendas. Juliana da Ativoz (PSOL) falou sobre emendas recebidas por deputados estaduais, que seriam destinadas à saúde. “Fiz uma sugestão de Emenda ano passado com o coletivo da Mônica Seixas. Conseguimos R$ 1 milhão e estamos destinando as verbas para a Saúde, e assim atendermos algumas das necessidades. Mas essas emendas precisam ser executadas”, frisou Juliana.

O presidente da Câmara de Osasco, Carmônio Bastos (Podemos), falou sobre a estratégia do Legislativo para verificar o andamento da execução das emendas. “Precisamos fazer de uma forma para que as emendas dos vereadores sejam de fato executadas. Em muitos pedidos temos sucesso, mas é interessante que nos unamos para fazer com que as coisas aconteçam. Vamos nos reunir com a Mesa-Diretora [da Câmara] para que tenhamos uma pessoa que possa acompanhar a execução das emendas”, declarou Carmônio Bastos.

Adauto (PDT) declarou que tem visto algumas mudanças no atendimento. Para o parlamentar, isso é fruto das cobranças do Legislativo. “A gente fala muito sobre isso na Tribuna e vejo que, em algumas unidades, já há mudanças no atendimento. Porque a pessoa termina a consulta e precisa sair com encaminhamentos para o exame, para o retorno. O atendimento precisa ser padronizado”, disse o parlamentar.

Paulo Júnior (PP) resgatou outros debates sobre a Saúde nos últimos anos, como a abertura do Pronto Socorro do Jd. Novo Osasco, um Centro de Reabilitação para quem teve sequelas do Covid-19, entre outras solicitações.

“Nós recebemos a demanda da população e nosso papel é cobrar o Executivo que as ações sejam feitas”, disse Paulo Júnior.

Elsa Oliveira (Podemos) comentou que as questões citadas pelo vereador já estão avançando e que há estudos para reserva do espaço onde será construído o Pronto Atendimento na região do Novo Osasco. “Estamos em conversa com o prefeito e a previsão é que neste ano já tenhamos o projeto em execução”, informou Elsa.

Ambas as moções foram aprovadas por unanimidade.

MULTIMÍDIA »» FOTOS | VÍDEO