Parlamentares enfatizam necessidade de políticas públicas para pessoas com deficiência

por Comunicação — publicado 12/04/2022 16h30, última modificação 14/04/2022 08h43
Moção de Aplauso à Fundação Dorina Nowill para Cegos impulsionou debate sobre o tema

Vereadores durante a 9ª Sessão Ordinária. Fotos: Ricardo Migliorini/CMO.

Por Deniele Simões

A importância da formulação de políticas públicas voltadas a pessoas com deficiência foi um dos temas discutidos durante a 9ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Osasco, realizada nesta terça-feira (12).

O tema veio à tona durante a discussão da Moção de Aplauso 76/2022, de autoria da vereadora Cristiane Celegato (Republicanos). Aprovado por unanimidade, o documento cumprimenta a Fundação Dorina Nowill para Cegos pelo excelente trabalho realizado na sociedade brasileira. “O objetivo é homenagear a fundação, que transcreve e distribui gratuitamente livros em braile, realiza trabalhos de educação, reabilitação, atendimento oftalmológico e prevenção da cegueira”, explicou a vereadora Cristiane.

Ao justificar a Moção, a vereadora lembrou a participação da Fundação no evento “Para todos verem”, realizado pela Prefeitura de Osasco em comemoração aos 60 anos do município. Ainda de acordo com a parlamentar, a Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência de Osasco deve firmar parceria com a Fundação Dorina Nowill para a formulação de políticas públicas para pessoas cegas.

A vereadora adiantou uma dessas ações. “O secretário de Educação, Cláudio Piteri, nos informou que será firmado acordo de cooperação sem ônus onde haverá capacitação para nossos professores e material gratuito para nossos alunos com deficiência visual”, comemorou.

Semáforos Com Sinal Sonoro

A vereadora Elsa Oliveira (Podemos) destacou que, graças à sensibilidade do prefeito Rogério Lins (Podemos), hoje a cidade conta com uma secretaria voltada para as pessoas com deficiência. No entanto, a parlamentar acredita que ainda seja preciso avançar muito em políticas públicas para o setor. “A gente precisa pensar em acessibilidade para todos os equipamentos públicos”, comentou. Elsa Oliveira falou sobre uma Indicação que fez ao Executivo, pedindo a implantação de semáforos com dispositivo sonoro. O objetivo é auxiliar as pessoas cegas na travessia das ruas e avenidas.

A vereadora Ana Paula Rossi (PL) também defendeu a implantação do dispositivo e lembrou que, entre 1989 e 1992, o prefeito da época, Francisco Rossi, havia implantado o benefício. “Infelizmente não foi feita a manutenção e não existe mais”, revelou.

Por fim, o vereador Josias da Juco (PSD) defendeu a implantação de brinquedos e equipamentos de ginástica adaptados às necessidades de crianças e adultos com deficiência.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos 1 | Galeria de Fotos 2Vídeo