Patrimônio de Osasco, “dogão” será destaque na festa dos 62 anos da cidade

por Divisão de Comunicação publicado 31/01/2024 12h29, última modificação 31/01/2024 12h29
Sanduíche de 62 metros de comprimento vai ter distribuição gratuita no Calçadão

Por Deniele Simões

A cidade de Osasco já se prepara para os eventos oficiais de 62 anos de emancipação político-administrativa.

Considerada Capital do Cachorro-Quente, Osasco se prepara para promover a maior distribuição do sanduíche do Brasil. Ela está programada para acontecer no próximo dia 24 de fevereiro, a partir do meio-dia, no Calçadão da Rua Antônio Agu.

A iguaria, aliás, é item indispensável na cultura osasquense. Tanto que é bastante comum ver carrinhos de cachorro-quente espalhados pelo centro e bairros da cidade.
Hoje são quase 200 carrinhos licenciados.

Patrimônio Histórico

O Calçadão é o local onde existe a maior concentração de carrinhos de cachorro-quente da cidade. De acordo com a Prefeitura, cada um deles comercializa uma média de 25 a 60 lanches por dia. Já nos bairros, esses números variam entre 15 a 35 sanduíches diários.

Foi essa relação estreita entre o cachorro-quente, os cidadãos osasquenses e aqueles que visitam o município, que levou a Câmara de Osasco a criar um projeto que reconhecesse a iguaria como Patrimônio Cultural Imaterial do município.

A ideia partiu dos vereadores Cristiane Celegato (Republicanos) e Michel Figueredo (Patriota) que, em 2023, apresentaram o Projeto de Lei, que teve aprovação unânime em Plenário.

O projeto também foi muito bem recebido pelo Executivo e sancionou a lei 5.279/2023.

“Dogão” de 62 metros

Em 2023, um cachorro-quente de 61 metros foi a “sensação” da festa de aniversário de Osasco. Neste ano, o sanduíche vai ser ainda maior – 62 metros de iguaria, em alusão aos 62 anos de emancipação política e administrativa da cidade.

Ao todo, vão ser distribuídos 7,4 mil lanches individuais, sendo um dogão de 62 metros mais 6 mil sanduíches.

Segundo a Prefeitura, a confecção dessas iguarias vai consumir 8,5 mil salsichas, 500 kg de purê, 45 kg de batata palha, 32 litros de ketchup, 32 litros de mostarda e 150 kg de queijo ralado. A organização do ato é da Prefeitura de Osasco, com apoio da MM Foods.