Presidente da Câmara de Osasco faz balanço de 2021 e aponta perspectivas para o próximo ano

por Comunicação — publicado 22/12/2021 13h21, última modificação 22/12/2021 13h21

O presidente Ribamar Silva. Foto: Ricardo Migliorini/CMO.

Ribamar Silva (PSD), presidente da Câmara de Osasco, avaliou os trabalhos no ano que se encerra como muito positivo para o Legislativo osasquense, apesar das dificuldades ocasionadas pela pandemia de Covid-19.

O parlamentar afirmou que a Câmara de Osasco se fez presente nos principais projetos que promoveram o desenvolvimento do município. Dentre eles, destacou uma matéria votada na semana passada, que garantiu um aumento salarial para os professores municipais. O projeto, elaborado pelo Poder Executivo, atende a uma demanda já reivindicada há algum tempo.

“Fizemos duas Sessões Extraordinárias para que rapidamente o prefeito já pudesse fazer o pagamento”, afirmou o vereador, que concluiu: “É um reconhecimento ao trabalho dos professores, pois tudo passa pela educação. Nada mais justo que o prefeito fazer este projeto e a Câmara se esforçar para avaliá-lo e votá-lo”.

Ribamar também elegeu a elaboração do Programa Nosso Futuro, pelo Poder Executivo, como um dos destaques do ano. Aprovado pelos vereadores, por meio dele as famílias em situação de insegurança alimentar, com crianças e adolescentes de zero a 17 anos, poderão receber uma renda básica.

O presidente também citou o Cartão Merenda em Casa, criado para auxiliar mais de 71 mil alunos matriculados na Rede Municipal a terem alimentação de qualidade durante a quarentena. O benefício continuou a ser oferecido, mesmo com a volta às aulas presenciais.

Segundo o parlamentar, o trabalho em conjunto realizado pelo Executivo e Legislativo tem chamado a atenção da população. Um dos resultados mais notáveis desta gestão é o aumento na oferta de empregos, com mais de 82 mil novas vagas, e a chegada de grandes empresas em Osasco.

Entre os fatores que favoreceram este crescimento, estão a implementação de uma política de incentivo fiscal e a intensificação do diálogo entre o poder público e o empresariado, gerando mais renda e qualidade de vida ao município e região.

A criação de um Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, inspirado nos moldes do Congresso Nacional e das assembleias legislativas, também faz parte dos planos para a Câmara de Osasco em 2022. A expectativa é que a matéria seja discutida ainda no início do ano, assim como a criação de uma comissão especial para revisar o Regimento Interno da Câmara. Segundo o presidente, o objetivo é a promoção das virtudes no comportamento parlamentar e das boas práticas no âmbito legislativo.

Durante o balanço de 2021, Ribamar também relembrou, bastante emocionado, das dificuldades enfrentadas pela população durante uma das fases mais difíceis da pandemia do coronavírus. O parlamentar, que teve Covid-19 e também perdeu uma irmã para a doença, lamentou o luto das famílias que passaram pela mesma experiência dolorosa.

Reeleito presidente da Câmara de Osasco para o biênio 2021-2022, ele projeta para o próximo ano a continuidade de um ciclo bem-sucedido de humanização do ambiente de trabalho da Casa de Leis. Também tem como meta, juntamente com os demais vereadores, continuar a transformar Osasco em uma cidade “cada vez melhor”.

O parlamentar também cita no balanço dos últimos anos a reativação da Procuradoria Especial da Mulher, reafirmando o compromisso da Câmara de Osasco em oferecer amparo às mulheres vítimas de discriminação e violência.

Por fim, Ribamar deixa uma mensagem de otimismo e alegria a todas as famílias osasquenses, votos de um Feliz Natal e um Ano Novo de muito trabalho e prosperidade. “Desejo muita paz, saúde, emprego e união nas famílias”.