Presidente da CMTO esclarece dúvidas de parlamentares

por Comunicação — publicado 24/02/2022 13h10, última modificação 24/02/2022 13h13
Comissão do Idoso, Aposentado, Pensionista e das Pessoas com Deficiência contou com a presença do gestor na reunião desta quarta-feira

Por Ana Luisa Rodrigues

A reunião da Comissão Permanente do Idoso, Aposentado, Pensionista e das Pessoas com Deficiência, realizada nesta quarta-feira (23), contou com a participação do presidente da Companhia Municipal de Transportes de Osasco (CMTO), Jair Anastácio, que tirou dúvidas dos parlamentares em relação a demandas recebidas nos gabinetes.

O presidente da Comissão, Josias da Juco (PSD), esclareceu que o objetivo dos parlamentares é ter subsídios para entender e atender à demanda da população. Um dos pontos abordados na reunião foi o questionamento das mães de crianças com deficiência em relação ao transporte público, levantado no encontro realizado na Câmara Municipal na manhã de terça-feira (22), antes da Sessão Ordinária.

“Nós recebemos um grupo de mães de crianças com deficiência e nos comprometemos a manter um debate permanente para minimizar os problemas que elas enfrentam. Por isso, essa reunião é importante para que os membros da Comissão possam entender como funciona o transporte público em Osasco”, comentou Josias da Juco (PSD). Michel Figueredo (Patriota) e Cristiane Celegato (Republicanos), membros da Comissão participaram da reunião. Lúcia da Saúde (Podemos) e Adauto (PDT) mandaram representantes.

Anastácio afirmou que entende a relevância de esclarecer as dúvidas dos vereadores para enriquecer o debate público e proporcionar melhorias nas políticas públicas para o setor. “Hoje estamos falando de demandas que, lá na frente, nós poderemos ser as pessoas que vão usufruir das decisões tomadas aqui na Câmara”. O presidente da CMTO esclareceu que toda a frota do transporte público é monitorada através de telemetria e câmeras de segurança e que muitas das solicitações do Legislativo já foram atendidas.

Entre elas está a desobrigatoriedade de apresentar laudo médico na renovação do benefício da gratuidade do transporte. “Algumas condições possuem CID irreversível, então não é obrigatório apresentar laudo, apenas a prova de vida, porque sabemos da dificuldade que as mães têm para conseguir esse laudo todos os anos”, comentou Anastácio. Ele também afirmou que os acompanhantes de crianças com autismo possuem o benefício da gratuidade, mas que o titular do benefício é a pessoa com deficiência. “Usamos a biometria nesses casos para evitar fraudes e as mães não precisam passar a catraca com a criança, principalmente se isso provocar grande estresse na pessoa autista”.

O vereador Josias da Juco disse que a pauta do transporte público no debate precisa ser multisecretarial, porque inevitavelmente envolve também setores como saúde, educação, esporte, entre outras. Michel Figueredo, que também é presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social, concordou com o colega parlamentar ao avaliar positivamente a reunião. “Para dar certo o trabalho, precisa ser coletivo”, declarou.

A comissão sugeriu ao presidente da CMTO que um grupo de vereadores agende uma visita na companhia para conhecer os serviços prestados. Anastácio concordou e aproveitou para esclarecer que o Servindo — serviço que atende pessoas com deficiência — praticamente zerou a fila de espera e hoje possui 10 veículos prestando serviços.

“Avançamos muito na questão do transporte público para pessoas com deficiência, no caso dos autistas, por exemplo, incluímos a prioridade no selo, mesmo não havendo uma lei que regulamente isto no município. Também temos a carteirinha compartilhada e é possível carregar o cartão virtualmente para quem tem 50% de desconto no transporte”, disse Jair Anastácio.