Professores são homenageados pelo Programa Nossa História

por Divisão de Comunicação publicado 19/10/2023 18h55, última modificação 30/10/2023 14h56
Importância da Educação na transformação de vidas foi o destaque da 111ª edição

Por Ana Rodrigues. Fotos: Ricardo Migliorini.

Durante a 111ª edição do Programa Nossa História, realizada na manhã desta quinta-feira (19), os três professores homenageados na celebração do Dia do Professor, comemorado no último dia 15, ressaltaram o valor e a importância da educação na transformação da vida das pessoas, seja de quem ensina como de quem aprende.

José Toste Borges, secretário-adjunto de Educação; Roseli dos Santos, supervisora educacional da Diretoria Regional de Ensino; e Elaine Romanha Pavechi, professora efetiva da rede municipal, conduziram e hastearam, respectivamente, as bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Osasco. Logo no início da solenidade, eles mostraram como a educação é o diferencial em tudo. Os três cantaram, a plenos pulmões, como dizem quando as crianças estão no intervalo, os hinos de Osasco e do Brasil, com orgulho transparente.

“A educação nunca é singular, ela é plural. E sem todos os indivíduos envolvidos no processo, que atuam nas unidades escolares, assessores, coordenadores, psicopedagogos, colaboradores, professores e tantos profissionais, nunca chegaremos aonde devemos chegar”, ressaltou Elaine Romanha, que foi a professora vencedora da primeira edição do “Prêmio Educador Transformador”, promovido em conjunto pelo Sebrae, Instituto Significare e a Bett Brasil.

“Foram diversos saberes que contribuíram com o prêmio que recebi. A Educação de Jovens e Adultos precisa ser valorizada. Já tivemos outra professora de Osasco que foi premiada com projetos do EJA. É importante valorizar esse segmento e incentivar pessoas que voltaram a estudar e que não tinham mais perspectivas de sonhos”, afirmou a profissional, que atua na educação de jovens e adultos.

A supervisora educacional Roseli dos Santos agradeceu a todos os colegas de trabalho e, em especial, ao diretor regional de ensino Ariovaldo Guinther. “Ariovaldo é um profissional que todos nós admiramos e que contribui muito com nosso trabalho. A diretoria regional de ensino é um complemento do que a prefeitura faz com os alunos. Somos nós que acolhemos os alunos vindos do município e nos preocupamos com o aperfeiçoamento de cada um”, apontou a profissional, ao ressaltar que há muita integração entre o estado e o município no que diz respeito aos processos educacionais. Roseli agradeceu especialmente o apoio de sua mãe, que sempre a incentivou a seguir seus sonhos. ”É uma honra para mim estar aqui e ter chegado até aqui”.

Com uma vasta experiência em sala de aula e na gestão educacional, José Toste Borges, o Toste, se emocionou com a homenagem. A paixão pela educação o levou a abandonar uma promissora carreira em empresas.

“Quando comecei a dar aula, larguei a empresa e dediquei a minha vida ao ensino. Se há um lugar no mundo que pode transformar vidas, esse lugar é a escola e foi a isso que me dediquei. É trabalhando na educação que eu me sinto bem”, declarou Toste.

O secretário adjunto destacou o quanto a educação é importante para transformar vidas e expressou sua gratidão ao saudoso professor Daniel, da Juco, que o orientou quando ele começou sua experiência na direção e na gestão da educação.

O presidente da Frente Parlamentar Nossa História, vereador Josias da Juco (PSD), agradeceu a referência de Toste ao professor Daniel, uma das maiores inspirações do parlamentar, e ressaltou que sem os professores nada seria possível.

“Cada um de nós está aqui hoje por causa de um professor. E eu fico muito honrado em ver que Osasco, por causa de seus professores, tem sido referência na educação. Porque de nada adianta ter boa estrutura sem ter excelentes professores; e isso nós temos”, concluiu o parlamentar ao final da solenidade.

MULTIMÍDIA ► FOTOS | VÍDEO | EDIÇÕES ANTERIORES | REPORTAGEM