Vereador indica Programa para Capacitação de Familiares e Cuidadores

por Divisão de Comunicação publicado 04/03/2024 14h30, última modificação 04/03/2024 14h30
Foco é nos responsáveis por pessoas com autismo e outros transtornos de neurodesenvolvimento

Por Ana Rodrigues

O vereador Batista Comunidade (AVANTE) sugeriu ao Executivo a criação de um programa para Capacitação de Familiares e Cuidadores de Crianças com Atraso no Neurodesenvolvimento e Autismo.

Batista Comunidade justifica que a execução de um projeto como este visa o desenvolvimento de habilidades para o cuidado de crianças e torna-se essencial. Segundo ele, a ideia é “garantir o melhor suporte e qualidade de vida e, através da capacitação, os pais e cuidadores podem entender melhor as necessidades específicas de seus filhos, promovendo inclusão, aceitação e oferecendo um ambiente mais adequado para o desenvolvimento e bem-estar dos mesmos”.

De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma a cada 160 crianças no mundo é diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), atingindo, em média, 1% da população mundial. No Brasil, aproximadamente, 2 milhões de pessoas são diagnosticadas com autismo. Especialistas afirmam que a orientação para os cuidadores é uma alternativa viável e eficaz para suprir a demanda de tratamento.

registrado em: