Programa Nossa História celebra os 32 anos da independência da Lituânia

por Comunicação — publicado 10/03/2022 15h35, última modificação 11/03/2022 11h08
Bandeira do país foi hasteada pelo cônsul-geral da República da Lituânia, Vytautas Umbrasas
Programa Nossa História celebra os 32 anos da independência da Lituânia

Foto: Robson Cotait.

Por Ana Luisa Rodrigues

A Lituânia comemora os 32 anos de restauração de sua independência no dia 11 de março e, nesta quinta-feira (10), o Programa Nossa História da Câmara de Osasco homenageou os lituanos durante a solenidade de hasteamento das bandeiras. O cônsul-geral da República da Lituânia, Vytautas Umbrasas, foi convidado para conduzir e hastear a bandeira de seu país. O servidor do Legislativo Paulo Siniauskas, representando a colônia lituana, hasteou a bandeira do estado de São Paulo e a vereadora Ana Paula Rossi (PL) a do Brasil.

Umbrasas falou sobre as histórias de luta da população lituana, que celebra a independência conquistada em 1918 e também a reconquistada em 1990. Isso porque os países bálticos, formados por Lituânia, Estônia e Letônia, foram anexados à União Soviética com o fim da II Guerra Mundial e a Lituânia foi a primeira a reconquistar a liberdade.

“A restauração da independência em 1990 foi menos traumática que a luta travada no início do século passado. Em 1990, tivemos inclusive o apoio povo da Rússia. Para nós, a liberdade é um grande presente de Deus e da vida. Nós entendemos o valor da liberdade e sabemos quantos sacrifícios foram feitos pelo povo lituano. Muitos sacrificaram suas vidas para que pudéssemos comemorar a liberdade”, ressaltou o cônsul-geral, ao falar sobre a presença da comunidade lituana no Brasil.

Em 1990, o parlamento da Lituânia se autodeclarou independente da União Soviética. Não foi uma transição tranquila, pois o país sofreu sanções do governo central soviético. A atual guerra entre Ucrânia e Rússia trouxe lembranças e preocupações aos lituanos. “Os russos querem excluir a Ucrânia do rol de países livres e isso provoca muita dor”, disse Umbrasas, apontando os benefícios conquistados pela independência. “Tornamo-nos um país forte, cooperativo, moderno. Estamos felizes que há 31 anos o Brasil e a Lituânia retomaram tratados de cooperação na política, cultura e negócios”.

O servidor Paulo Siniauskas disse sentir-se honrado em representar a comunidade lituana na solenidade. Agradeceu a todos os amigos e falou sobre a relação da comunidade lituana com Osasco. “Infelizmente não conheço a Lituânia. Quem sabe um dia? Mas, sei o quanto a comunidade representa para Osasco. Lembro-me do Vitautas Sakatauskas, nosso eterno Papai Noel. Meu pai sempre esteve envolvido na política, conhecia as famílias e contava histórias. Hoje, me sinto muito honrado por esta oportunidade”, declarou.

Com 53 anos completados no Dia Internacional da Mulher, a vereadora Ana Paula Rossi, que acompanhava os pais em campanhas políticas desde os quatro anos de idade, falou sobre a relação de sua família com os lituanos, especialmente com Vitautas Sakatauskas, famoso Papai Noel do Osasco Plaza Shopping, falecido em 2017, aos 84 anos. “Ele escrevia cartas para meu pai. Eram cartas lindas, com uma letra desenhada. Me lembro como se fosse hoje. Osasco é uma cidade grande com cara de interior. Todo mundo se conhece. Minha família tem histórias com muitas famílias que ajudaram a fazer a história de Osasco”, frisou a parlamentar, que aproveitou para reforçar a importância de valorizar a história da cidade, das comunidades e das pessoas.

Presidente da Frente Parlamentar Nossa História, o vereador Rogério Santos (PL) comentou o quanto as comunidades de imigrantes ajudaram a construir a história de Osasco. “Muitos vieram para cá para sobreviver à guerra que eram travadas em seus países de origem. E eles ajudaram a construir a história do nosso país, da nossa cidade e trouxeram com eles seus valores, suas virtudes”, falou o vereador, contando que teve a curiosidade de ver a tradução do hino da Lituânia. “Fala de heróis, de sol e de luz que guia as pessoas. Sol brilhando como do dia de hoje”, concluiu.

Programa Nossa História

O Programa Nossa História, da Câmara de Osasco, é uma realização semanal da Frente Parlamentar Nossa História, criada em virtude dos preparativos para as comemorações dos 60 anos de emancipação político-administrativa de Osasco e do bicentenário da Independência do Brasil, datas celebradas em 19 de fevereiro e 7 de setembro de 2022. Com o hasteamento de bandeiras, pretende-se estimular a prática do civismo e da cidadania. “Pensamos em criar um instrumento legislativo para que pudéssemos desenvolver atividades, eventos para trazer a nossa população de volta à questão do civismo, reforçando a importância de valorização da história”, explica o vereador Rogério Santos, presidente da Frente Parlamentar Nossa História.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos | Vídeo | Edições Anteriores