Programa Nossa História revela histórias de pessoas que ajudaram no desenvolvimento de Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 14/09/2023 14h10, última modificação 21/09/2023 11h29
Cada personagem contribuiu com ideias e ações para melhorar a vida da população

Por Ana Rodrigues

A história de uma cidade é construída também pelas mãos das pessoas que insistiram em fazer a diferença em suas áreas de atuação. Foi isso que ressaltou a 106ª Edição do Programa Nossa História, realizada na manhã desta quinta-feira (14), na Câmara Municipal de Osasco.

Três personagens, três pessoas com histórias e atuações diferentes que, de uma forma ou de outra, contribuíram para o desenvolvimento da cidade com ideias e ações. Leandro Fava, Célia Alves e Adão Brito, conduziram e hastearam, respectivamente, as bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Osasco.

Adão Pereira Brito é adepto da Cultura Racional, que conheceu e se identificou quando chegou a Osasco. A filosofia da Cultura Racional ajudou Brito em sua adaptação e, agora, ele busca levar os conhecimentos da Cultura para outras pessoas em ações na cidade, especialmente aos domingos, no Calçadão da Rua Antônio Agu.

“É um motivo de muita alegria para mim. Estamos celebrando a Semana da Cultura Racional que foi aprovada aqui na Câmara Municipal. Por isso, agradeço o apoio dos vereadores. Nós precisamos levantar a bandeira da paz para que possamos evoluir”, afirmou Brito ao esclarecer alguns fundamentos da Cultura Racional.

Quando chegou em Osasco em 1947, aos nove anos de idade, Célia Alves de Oliveira não pensava o quanto iria lutar para melhorar a vida das pessoas com deficiência na cidade.

“Aqui eu cresci, casei-me, tive sete filhos e sou uma lutadora pela pessoa com deficiência. Criei ali na Av. Internacional um local onde grupos de mães lutavam pelos direitos de nossos filhos”, contou Dona Célia, ao relembrar, com muita emoção, a batalha para incluir na sociedade sua filha Ana Paula, já falecida, que possuía um grau severo de deficiência.

“Os deficientes costumavam ficar trancados dentro de casa, escondidos, e eu lutei muito para garantir que os direitos fossem respeitados. E ainda luto”, afirmou Dona Célia, que aproveitou para cobrar dos vereadores um olhar cuidadoso para as pessoas com deficiência, especialmente através do cumprimento das leis e da regulamentação de outras leis, “mas que não saíram do papel”.

Também atuando na saúde, o dentista buco-maxilo Leandro Fava está em Osasco há 21 anos e, sempre que pode, cobra atitudes do Executivo e do Legislativo para que a cidade se desenvolva ainda mais.

“Nós devemos e podemos, como cidadãos e eleitores, cobrar das autoridades mais ação para que as leis sejam cumpridas. Uma lei não pode demorar 21 anos para ser regulamentada. Mas percebo que a cidade está crescendo, vemos muitas obras, muitas empresas chegando e sei que à minha maneira também contribuo”, disse Fava, que é um reconhecido profissional em sua área de atuação.

Sebastião Bognar, organizador do Nossa História, comentou que é muito recompensador ver o Programa contando a história de pessoas que “constroem a cidade de Osasco”. “Só vamos nos desenvolver se pudermos dedicar um pouco do nosso tempo para a cidade. E aqui temos participação e ação de três pessoas em nossa cidade”, disse Bognar.

A vereadora Lúcia da Saúde (Podemos), coautora da Lei nº 4.963/2019, que instituiu a Semana da Cultura Racional no Calendário Oficial do Município de Osasco, agradeceu a Sebastião Bognar pela oportunidade de engrandecer a cidade, contando a histórias das pessoas. Lúcia ressaltou que “os vereadores têm o compromisso com a população e também lutam para atender às necessidades da população. Não podemos engavetar projetos precisamos fazer com que as leis sejam cumpridas. É importante que as pessoas, como as que estão aqui, sempre nos cobrem”, apontou a parlamentar no encerramento da solenidade.

MULTIMÍDIA ► FOTOS | VÍDEO EDIÇÕES ANTERIORES | REPORTAGEM