Programa Osasco + Digital é aprovado em 1º turno

por Divisão de Comunicação publicado 10/04/2024 07h35, última modificação 10/04/2024 10h40
Proposta busca modernização da gestão pública, com foco nos cidadãos

Por Deniele Simões

A Câmara Municipal de Osasco iniciou, nesta terça-feira (9), o processo de discussão e votação do Programa Municipal Osasco + Digital. A proposta é de autoria do prefeito Rogério Lins (Podemos) e visa a transformação digital da administração direta no município e o acesso da população às novas tecnologias.

O Projeto de Lei 18/2024 vai permitir, de acordo com a justificativa, a criação de um governo mais transparente, diminuindo a burocracia com processos simplificados e otimização de resultados.

Na mensagem encaminhada à Câmara, o prefeito explicou que a ideia surgiu “da necessidade de implantação de um governo mais digital, conectado, integrado, inovador e eficiente, com foco na transformação digital de serviços públicos”, para transformar Osasco em um município “mais inteligente, humano e sustentável”.

Segundo o líder do governo na Câmara, vereador Délbio Teruel (UNIÃO), o programa deixará um legado para a sociedade osasquense. “É um projeto inovador, que tem a finalidade primordial de fomentar a transformação digital na nossa administração direta, criar um governo digital, mais aberto, transparente, para garantir a eficiência da atuação administrativa”, explicou.

Como Funciona

A criação do novo programa regulamenta a Estratégia Nacional de Governo Digital, criada pela lei federal 14.129/2021.

Além disso, o programa implementa no governo a Rede de Embaixadores da Transformação Digital, que vai auxiliar na implantação das ações de digitalização dentro da gestão pública municipal.

A política pública prevê também a implantação do Digitômetro e do Selo de Transformação Digital, que vão medir as estratégias de modernização da gestão.

Outros pontos previstos no projeto são a criação do Fórum de Transformação Digital e a regulamentação da atuação do Oz Valley – que visa estimular a inovação e a transformação digital para a transformação do município em uma referência no setor.

Aprovado em 1º turno, com 15 votos favoráveis e uma abstenção, o projeto precisa passar por nova votação, antes de ir à sanção do prefeito.