Projeto Cristolândia recebe homenagens na Câmara de Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 30/11/2023 13h00, última modificação 06/12/2023 23h01
Entidade beneficente auxilia centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade e drogadição

Por Ana Rodrigues. Fotos: Ricardo Migliorini.

O Projeto Social Missão Cristolândia - ABOA recebeu, na noite desta quarta-feira (29), uma Placa Comemorativa em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade. A solenidade para entrega da homenagem,  que lotou o Plenário Tiradentes, celebrou, por mais de duas horas, histórias de superação e fé.

O coral da Missão Cristolândia abriu a Sessão Solene com a música "Sou um Milagre", que  fala sobre a mudança de vida quando há o encontro com Jesus. “Aquilo que parecia impossível; aquilo que parecia não ter saída; aquilo que parecia ser minha morte; mas Jesus mudou minha sorte, sou um milagre e estou aqui”, diz a letra, que resume a história de muitos que passaram pelos problemas com drogadição mas que foram atendidos pelo projeto.

O pastor Luís Cláudio de Moura foi o primeiro a usar a Tribuna para falar sobre o papel da Missão Cristolândia. “Foram muitas madrugadas frias e chuvosas que estivemos juntos, em locais difíceis levando sopa, lanche e, principalmente, a esperança em Jesus. Assim nasceu essa missão que procurava resgatar as pessoas nas biqueiras e tirá-los das drogas”, lembrou Moura, ao contar o início dos trabalhos da Igreja Batista junto aos mais vulneráveis e usuários de drogas.

“Quando abraçamos o projeto, nós não pensamos nas mulheres naquele primeiro momento. Mas, com a instalação da casa para os homens, começamos a receber pedidos para atender também as mulheres. Não sabíamos como iríamos fazer e o pastor Cristovão, lá de Cotia, abriu as portas para que pudéssemos abrir a Casa Rosa e começamos a atender também as mulheres”, contou o pastor Robson Alexandre Alves, tesoureiro da Missão, ao falar sobre a abertura da Casa Rosa, um braço da Missão Cristolândia ABOA que atende mulheres.

A coordenadora da Casa Rosa, missionária Eva Fonseca, agradeceu à Câmara Municipal pela homenagem e afirmou que falar sobre o projeto e das pessoas que nele estão é um privilégio. “Deus sempre coloca pessoas no nosso caminho para nos ajudar e Ele tem feito isso comigo, tem feito grandes coisas”, agradeceu a missionária.

Vicente Paulo Barbosa, assistente social e terapeuta da Missão Cristolândia, falou sobre sua experiência, especialmente em relação ao trabalho de prevenção contra as drogas junto a crianças e jovens. “A informação salva vidas e a palavra de prevenção salva vidas. O uso de drogas é uma doença progressiva e fatal. A droga não vem sozinha; vem com manipulação e mentiras. É um trabalho árduo que fazemos”, ressaltou Barbosa.

Um dos fundadores do Projeto, o pastor Edson Gomes comentou sobre o domínio das drogas, especialmente em regiões como a Cracolândia. “Foram com as visitas à Cracolândia que a Igreja Batista foi inspirada e criou esse projeto da ‘Cidade de Cristo', um projeto que tem como premissa restaurar vidas destruídas pelas drogas”, declarou Gomes, ao falar sobre a implantação da Missão Cristolândia em Osasco, uma iniciativa de Gomes e de Olivier José Brandão, presidente da Associação Batista de Osasco e Adjacências (ABOA).

O propositor da homenagem, vereador Paulo Júnior (PP), relatou como o Projeto Missão Cristolândia foi fundamental na vida de milhares de pessoas e de como a união entre as pessoas dá sustentação ao Projeto.

“Em 2016, o projeto foi conveniado no Banco de Alimentos e posteriormente conseguimos apoio de um empresário da cidade que fornece alimentos. E eu vou me esforçar para que possamos ter um terreno para construirmos a sede da Missão Cristolândia em Osasco”, disse o parlamentar, ao ressaltar que, para ele, os frutos dessa Missão “só serão conhecidos na eternidade”. Paulo Junior acredita que a construção de uma sede própria proporcionará mais transformações em muitas vidas atingidas pelas drogas.

Ao final da Sessão Solene, o pastor Olivier José Brandão, muito aplaudido, louvou a Deus e contou a história do Projeto. “Agradecemos a todos que nos ajudaram e que Deus abençoe os abençôe”.

“Pois eu tive fome e vocês me deram de comer; tive sede e vocês me deram de beber; fui estrangeiro e vocês me acolheram; necessitei de roupas e vocês me vestiram; estive enfermo e vocês cuidaram de mim; estive preso e vocês me visitaram. Então, os justos lhe responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?' O Rei responderá: 'Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram'".

MULTIMÍDIA ► FOTOS | VÍDEO (breve) | REPORTAGEM