Projeto prevê criação de eventos sobre a vida das mulheres em estado de climatério

por COMUNICAÇÃO — publicado 06/09/2022 14h10, última modificação 06/09/2022 17h21
Neste período mulheres passam por oscilações no ciclo menstrual que impactam na qualidade de vida

Por Ana Luisa Rodrigues

Começa a tramitar na Câmara Municipal um projeto de Lei que prevê a realização de uma semana de conscientização sobre a qualidade de vida da mulher em estado de climatério e pós-climatério. A proposta é que os eventos sejam realizados na segunda semana de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher.

O projeto, de autoria da vereadora Lúcia da Saúde (Podemos), prevê a realização de audiências públicas, debates, palestras, seminários e cursos.

Climatério é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa. Dessa forma, a menopausa (última menstruação) é um fato que ocorre durante o climatério. As mulheres costumam conviver durante anos com sintomas que impactam na saúde e na qualidade de vida, podendo provocar mudanças de humor, depressão, infecções e perda óssea.

Na justificativa do projeto, a parlamentar esclarece que a cidade de Osasco carece de um programa “mais voltado para o tratamento dos efeitos do climatério, apesar de possuir políticas voltadas à preservação da família, da vida e da saúde da mulher, através de uma unidade exclusiva”.

O objetivo da semana será promover a conscientização, esclarecimento de dúvidas e apontamentos de meios para manter uma vida saudável durante esse período.