Projeto Social Banho do Bem recebe Placa Comemorativa da Câmara de Osasco

por Comunicação — publicado 08/04/2022 10h40, última modificação 08/04/2022 16h48
Criado há quatro anos, projeto social procura dar tratamento digno a moradores de rua
Projeto Social Banho do Bem recebe Placa Comemorativa da Câmara de Osasco

Fotos: Ricardo Migliorini/CMO.

Por Charles Nisz

Comida, roupas limpas e banho — itens banais para o cotidiano da maioria das pessoas — são parte fundamental da dignidade e da autoestima da população em situação de rua. Por conta da crise econômica causada pela Covid-19, houve um aumento de 31% dessa população, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Em Osasco, o projeto social Banho do Bem, criado em 2019, leva dignidade a essas pessoas por meio da distribuição de comida, roupas e banho, proporcionado por um caminhão itinerante. Cerca de 4 mil pessoas já foram atendidas em três anos e oito meses de funcionamento do projeto.

Para reconhecer o trabalho dessa iniciativa, idealizada por Sidney Varela, o vereador Michel Figueiredo (Patriota) propôs a entrega de uma Placa Comemorativa da Câmara de Osasco. A homenagem foi proposta por meio do Decreto Legislativo 16/2021, que foi aprovado em plenário. A entrega da Placa ocorreu em uma Sessão Solene, realizada na noite desta quinta-feira (07), no próprio Plenário Tiradentes do Legislativo Municipal.

Antônio Carlos Viana, advogado e um dos colaboradores do Banho do Bem, fez um histórico da iniciativa. “Começamos a partir da ideia do Sidney Varela e das doações e do trabalho de uns poucos voluntários. Mesmo sem verbas governamentais ou fins lucrativos, o projeto foi crescendo”, relatou.

Viana disse serem muitos os motivos que levam uma pessoa a morar na rua: “Uso de drogas, desilusões familiares, problemas psíquicos, famílias que simplesmente acabaram”. Alguns desses, diz Viana, “são profissionais talentosos e tentamos encaminhá-los ao mercado de trabalho”.

De acordo com o advogado, nem sempre é fácil lidar com essas pessoas. Muitos estão há meses sem banho, comem o que encontram na rua. Muitos voluntários desistiram no meio do caminho, mas para cada desistência, apareciam três ou quatro substitutos”.

Michel Figueiredo, propositor da homenagem, diz que Sidney Varela, idealizador do Banho do Bem em Osasco, é uma referência para muita gente na cidade: “O apoio do Sidney Varela é muito significativo para o meu mandato. É uma honra o trabalho que você faz”.

“Se todo mundo soubesse da importância do voluntariado, haveria mais gente querendo fazer mais pelo outro do que por si. O trabalho é feito por uma equipe multidisciplinar, com médicos, psicólogos, advogados e outros profissionais de assistência social”, explicou o parlamentar do Patriota.

Ana Maria Rossi, vice-prefeita, prestigiou a cerimônia: “Fico muito feliz de estar aqui esta noite. Vocês são cidadãos exemplares ao serem voluntários nesse projeto”. Muitas vezes não entendemos os motivos dessas pessoas estarem na rua. Vocês proporcionam atendimento digno a essas pessoas, acrescentou Ana.

Sidney Varela encerrou o evento, numa fala marcada por muita emoção: “Muito obrigado a todos os colaboradores do projeto. Se minha vida terminasse hoje, morreria feliz. Qualquer ajuda é importante. Minhas lágrimas são de alegria”, disse ele, em agradecimento aos apoiadores da iniciativa.

Varela disse que “estender a mão a quem está necessitado é um privilégio e nossa missão é acolher e ajudar. Minha equipe é sensacional, não recebe um centavo por esse trabalho tão significativo”, finalizou ele.

MULTIMÍDIA

Galeria de Fotos | Vídeo