Sessão Solene reafirma proximidade entre Osasco e movimento Cultura Racional

por Divisão de Comunicação publicado 18/09/2023 09h45, última modificação 25/09/2023 10h11
Secretário colocou espaços culturais da cidade à disposição dos integrantes

Por Deniele Simões. Fotos: Ricardo Migliorini.

A Cultura Racional deu um passo importante para a difusão de seus trabalhos em Osasco. Durante Sessão Solene da Câmara Municipal, realizada na noite da última sexta-feira (15), o movimento reafirmou a proximidade cada vez maior com o poder público e o desejo de difundir os conhecimentos do livro “Universo em Desencanto” aos estudantes da cidade.

A solenidade no Legislativo celebrou a Semana da Cultura Racional, prevista pela lei 4.963/2019, com a participação de membros do movimento, vereadores e do secretário municipal de Cultura, Paulinho Sambaderua.

A vereadora Lúcia da Saúde (Podemos) presidiu a solenidade, que também contou com a participação do ex-vereador Jair Assaf, que legislou por sete mandatos, chegando a ser presidente da Câmara.

“Foi em 2018 que começamos a trabalhar. Chamamos o vereador Jair Assaf e fizemos o projeto. Em 2019, a lei foi sancionada pelo prefeito Rogério Lins e hoje já temos quatro anos de divulgação. Que a gente possa avançar cada vez mais”, disse Lúcia.

Para Assaf, foi emocionante prestigiar a solenidade e ver um grupo tão unido. “Estou satisfeito por participar dessa verdadeira aula, com pessoas tão preparadas para falar em nome da Cultura Racional”.

Cultura Racional

Criado em 1935, por Manoel Jacinto Coelho, o movimento Cultura Racional une um conjunto de conhecimentos sobre a origem da humanidade, por meio de elementos que remetem à natureza, à consciência, ao equilíbrio e à racionalidade.

Membros do movimento usaram a Tribuna para esclarecer sobre os trabalhos promovidos em todo o Brasil, por meio do livro “Universo em Movimento”. O grupo defende a divulgação do livro nas escolas públicas da cidade. “Seria interessante inserir a Cultura Racional, de modo informal, podendo colaborar no sentido de informação e de leitura”, explica Edson Oliveira.

“Precisamos de cultura racional nas escolas, para educar para uma nova forma de vida. O ser humano precisa de uma nova conduta de vida”, acrescenta José Benedito Filho.

Estudiosa da Cultura Racional desde 2013, a professora de história Tatiane Paulino Ronconi defendeu a instituição da Cultura Racional dentro dos espaços públicos e privados das escolas de todo o país. “O Universo em Desencanto propõe uma visão única sobre a evolução do ser humano, baseada na razão e no conhecimento”, justifica.

“A razão veio para nos ligar à nossa essência e esse livro é um alimento para o raciocínio”, acrescenta o osasquense Vanderlei Victor de Moraes.

O secretário Paulinho Sambaderua falou sobre o trabalho da pasta e colocou os equipamentos culturais do município à disposição do movimento, para a realização de eventos de lançamento do livro. “Quanto mais ocupar os espaços públicos com ações de leitura, melhor”, frisou.

Lúcia da Saúde defendeu a integração de ações para a difusão do movimento nas cidades da Região Oeste da Grande São Paulo.

MULTIMÍDIA ► FOTOS | VÍDEO | REPORTAGEM