Terceira Edição do Câmara no Seu Bairro promove bom debate com a população

por Divisão de Comunicação publicado 19/09/2023 11h15, última modificação 21/09/2023 10h24
Conversa com a população aconteceu na noite de segunda-feira (18) no CEU José Saramago

Por Ana Rodrigues. Fotos: Ricardo Migliorini.

A terceira edição do Programa Câmara no Seu Bairro aconteceu na noite desta segunda-feira (18), no CEU José Saramago, no Jardim Santo Antônio.

A população está tendo a oportunidade de levar suas demandas à Tribuna do Poder Legislativo, algo que tem levado os munícipes, aos poucos, a participar das atividades da Câmara de Osasco.

“O evento foi bastante divulgado nas redes sociais, em faixas etc. Quem está aqui, quer falar quer apresentar demandas”, declarou o munícipe Fábio Silva, que prestigiou o Câmara no Seu Bairro e aproveitou para falar sobre as necessidades de alguns bairros, como respeito à lei do silêncio e políticas públicas educacionais voltadas para pessoas com transtorno de espectro autista.

Os vereadores ficaram satisfeitos com esta edição do programa, especialmente pela qualidade do debate. As demandas apresentadas foram pontuais e a população sentiu-se à vontade para expor, inclusive, suas angústias e preocupações quanto a questões como qualidade das políticas públicas para saúde, educação e segurança.

José Carlos Santa Maria (Patriota) falou sobre a importância de acostumar a população a ter os vereadores mais próximos. “A gente tá na rua o tempo todo, conversando, ouvindo, mas espaços como estes com mais vereadores a população se sente mais acolhida”, e aproveitou para reforçar a necessidade de ampliar as instalações da Câmara Municipal. “Quem vai até a Câmara Municipal precisa se sentir em casa, precisa ter um lugar adequado para estacionar seu carro, precisa ter facilidade de acesso, chegar e ser bem atendido com uma estrutura adequada”, expressou o parlamentar.

“Já tive oportunidade de me apresentar como artista aqui neste palco e hoje percebi que precisamos fazer algumas indicações para promover melhorias”, afirmou Juliana da AtivOZ (PSOL), ao apontar que não são apenas nos locais onde são aplicadas as políticas públicas que precisam de melhorias. “Eu ando bastante por aqui e por outros bairros. E sei que há demandas que precisam ser atendidas. Cada um de nós que foi eleito, não é um vereador do bairro, somos vereadores da cidade e precisamos olhar para todos”, declarou.

Laércio Mendonça (PSD) reforçou a qualidade da iniciativa e propôs a realização mais vezes no ano. “Temos consciência que a semente está sendo plantada, porque a Câmara está implantando esse projeto agora. É importante fazermos esse evento no maior número possível de bairros. É a oportunidade da população se aproximar do Legislativo. Esse programa nos impõe muitos desafios e precisamos reforçar nosso compromisso com a proposta”, salientou o vereador.

Elsa Oliveira (Podemos) comentou que a participação da população nesta terceira edição foi muito qualificada e ressaltou que é sempre necessário e urgente falar sobre política “para um ou para muitos”. “Enfrentamos desafios todos os dias. Somos responsáveis pela cidade e não sou a vereadora só de quem votou em mim. Como nenhum aqui é vereador apenas de quem votou nele, somos vereadores de toda a cidade. É fundamental mantermos essa troca de experiências”, ressaltou.

“A população tem muitas ideias e esse programa é fundamental para que possamos fortalecer esse vínculo entre população e Legislativo. Há demandas que são de muitos e, como vereadores, temos a obrigação de avaliar e fiscalizar para saber por que alguns serviços não são oferecidos de forma adequada”, afirmou Emerson Osasco (Rede), ao responder uma das questões levantadas pela população.

O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Julião (PSB), ficou satisfeito com a participação da população, que apresentou muitas demandas, reforçando a importância da realização do Câmara no Seu Bairro como espaço democrático, onde a população tem a certeza de que será ouvida pelo Legislativo. “O programa é a Câmara vindo até a casa da população. Estamos abertos para os questionamentos, críticas e propostas”, ressaltou o parlamentar.

MULTIMÍDIA ► FOTOS | VÍDEO | REPORTAGEM