TV Câmara lança documentário sobre os 60 anos de Osasco

por Comunicação — publicado 25/07/2022 13h30, última modificação 28/07/2022 10h58
Produção foi idealizada pela Comunicação da Câmara, em conjunto com a equipe de Jornalismo da TV
TV Câmara lança documentário sobre os 60 anos de Osasco

Documentário traz informações ricas sobre Osasco (foto: Reprodução / TV Câmara Osasco)

Por Charles Nisz

Contar a história de Osasco desde a emancipação, buscando as origens da cidade até a chegada de Antônio Raposo Tavares, em 1618. Esse é o intuito do documentário “Osasco 60 anos”, idealizado pela Diretoria de Comunicação da Câmara e realizado pela TV Câmara Osasco, com apoio da Frente Parlamentar Nossa História.

O roteiro foi criado pelo jornalista Eliabe Vicente, da TV Câmara Osasco - este é o primeiro documentário realizado pela tevê do Legislativo osasquense: “A ideia é a de contar a história de Osasco com personagens marcantes que passaram pelo legislativo da nossa cidade”, diz Vicente.

A partir dessa ideia, a TV Câmara procurou personagens cuja história se mistura com a trajetória da cidade e da Câmara Municipal. Entre eles estão um funcionário, um vereador e o filho do presidente da Câmara da Primeira Legislatura da Câmara de Osasco.

No primeiro episódio, o assunto será a origem histórica e geográfica de Osasco. No segundo episódio, a produção retratará personagens importantes do Legislativo osasquense. “Esse material servirá de referência e memória histórica para futuras gerações”, diz Vicente.

Sebastião Bognar, ex-vereador por quatro mandatos e atualmente servidor, é o narrador do documentário. A escolha foi feita pela larga história de Bognar no Legislativo da cidade: são 18 anos, dentre os 60 da cidade como município autônomo.

“É interessante a iniciativa da Diretoria de Comunicação em contar a história de Osasco a partir dos vereadores desta Casa de Leis. Conhecer o passado, conhecer mais a história da cidade, proporciona que levemos no coração o amor por esta terra”, diz o narrador do documentário.

Meiri Borges, diretora de Comunicação da Câmara Municipal, ressalta a importância do registro histórico: “Por meio de imagens e depoimentos, nossa equipe buscou personagens e trilhou os caminhos que a cidade percorreu para chegar até os dias atuais, reconhecida como uma das principais cidades do Brasil. O material reúne uma riqueza de informações. Vale a pena conferir”.