'Uma vez Juco, sempre Juco': histórias emocionantes de conquistas de ex-Jucos

por Divisão de Comunicação publicado 27/04/2023 13h15, última modificação 04/05/2023 11h52
Programa Nossa História mostrou a força da instituição na formação de jovens

Por Ana Luisa Rodrigues. Fotos: Ricardo Migliorini.

Nas comemorações dos 61 anos da fundação da Juventude Cívica de Osasco (JUCO), celebrados no dia 26 de abril, o Programa Nossa História desta quinta-feira (27), em sua 86ª edição, homenageou três ex-estagiários da entidade. Em seus discursos, emocionaram pelas histórias de superação e conquistas.

Não faltaram vozes embargadas e olhos marejados. Damaris de Araújo Ferraz, Michele Alves Domingues e Gabriel Seixas Santos, que conduziram e hastearam as bandeiras do Brasil, São Paulo e Osasco, respectivamente, deram belos depoimentos. Foram vidas realmente transformadas pela JUCO; vidas que tiveram portas abertas pelas oportunidades que souberam aproveitar, ao integrar as turmas de aspirantes.

“Não sou bom de falar em público, na verdade nem sei como fazer isso. Não consigo nem agradecer quando recebo elogios, não sei o que dizer. Mas eu vou agradecer aqui a JUCO por todo o apoio que me deu, pelos caminhos e orientações. Valeu pai, valeu mãe por tudo. É isso, gente, a JUCO me ajudou muito”, discursou timidamente Gabriel Seixas Santos, de 25 anos, gerente de TI na Secretaria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento.

Michele Alves Domingues, 36 anos, não poupou elogios à JUCO. Aconselhou os aspirantes presentes na solenidade a seguirem seus sonhos e, principalmente, “aproveitarem a oportunidade e as portas que a JUCO abre”.

Pós-graduada na área de finanças, Michele leu um texto para o público presente. “Façam loucuras dentro dos limites. A vida é um sopro, a vida é hoje, apenas hoje”, declamou Michele ao agradecer a JUCO.

“Quero parabenizar a JUCO pelo trabalho incrível que ela faz. Sempre recomendo que vale a pena passar por ela. Portas foram abertas para mim e ela me deu as ferramentas. É fácil ir para o caminho mais fácil, mas resistam. Chegar aonde cheguei nunca foi fácil, sempre foi um dia de cada vez, sempre foi o hoje, o presente. Eu tive a grata felicidade de ser aprovada na JUCO e poder hoje dar esse depoimento”, declarou Michele.

A guarda civil da primeira turma, e ex-Juco, Damares de Araújo, comentou que perdeu o sono desde que recebeu o convite para participar do Programa Nossa História. Segundo ela, foi uma mistura de sensações embaladas por nervosismo. Um nervosismo que cedeu espaço para a emoção ao contar sua história.

“Minha mãe me levava junto dos meus irmãos para vender geladinho com ela. Não tínhamos idade para ficarmos sozinhos em casa. Lembro que eu estava muito cansada e ela disse que ainda teríamos de passar na JUCO para fazer minha inscrição. E o dia 29 de abril de 1997 tornou-se um divisor de águas na minha vida”, contou Damares. Ao se emocionar contando as suas conquistas, frisou o recebimento de seu primeiro salário, muito importante para ajudar a família, além do primeiro registro e da aprovação em concurso público.

No comando dos aspirantes da JUCO, Érika Vassoler parabenizou os homenageados e reforçou a importância do primeiro prefeito de Osasco, Hirant Sanazar, e do fundador professor Daniel Barbosa nas conquistas da JUCO.

“A gente não pode esquecer-se desses dois homens que fizeram de tudo para manter a JUCO viva”, comentou Vassoler.

José Geraldo Setter, presidente honorário da Ordem dos Emancipadores de Osasco, parabenizou a instituição por “manter os sonhos vivos e fazer um grande trabalho na formação de jovens”.

Sebastião Bognar celebrou a força da JUCO na formação dos jovens. “Os depoimentos aqui nos mostraram a importância de ser sério na formação de jovens”, disse.

O Presidente da Frente Parlamentar Nossa História, vereador Josias da Juco (PSD), comentou que um filme passou pela sua cabeça no momento do hasteamento das bandeiras e falou sobre o papel da JUCO em sua vida e sobre como as vidas são transformadas pela instituição que carrega em nome.

“A gente viu aqui o quanto a JUCO é importante para as pessoas. O quanto ela faz diferença na vida de cada um. Eu sou grato pela JUCO, por tudo o que ela fez por mim”, declarou o parlamentar.

MULTIMÍDIA ► FOTOS | VÍDEO | REPORTAGEM EDIÇÕES ANTERIORES