Vereadores aprovam projeto que homenageia o eterno Papai Noel de Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 25/04/2023 14h35, última modificação 04/05/2023 11h56
Prédios da Ronda Escolar e da Patrulha Guardiã Maria da Penha serão chamados de Vitautas Sakatauskas
Vereadores aprovam projeto que homenageia o eterno Papai Noel de Osasco

Vitautas Sakatauskas, o popular Papai Noel da cidade de Osasco, falecido em 2017, será nome de espaço público (divulgação)

Por Deniele Simões

O nome de Vitautas Sakatauskas, o popular Papai Noel da cidade de Osasco, falecido em 2017, será eternizado em um espaço público, graças a um Projeto de Lei aprovado nesta terça-feira (25), durante a 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Osasco.

A proposta, de iniciativa da vereadora Ana Paula Rossi (PL), vai reconhecer o legado deixado pelo imigrante de origem lituana, que alegrou a vida de milhares de crianças osasquenses, enquanto atuou como Papai Noel oficial no município. “Esse projeto é uma homenagem mais do que justa ao Vitautas, que fazia um trabalho também voltado às famílias”, disse.

Em 2018, a parlamentar chegou a apresentar um projeto para denominar uma creche que seria instalada no bairro Jardim das Flores, que foi aprovado e sancionado. No entanto, devido à construção do Mundo da Criança, na Fito Zona Sul, o espaço foi destinado às instalações da Ronda Escolar e da Patrulha Guardiã Maria da Penha.

Ana Paula, então, conversou com o prefeito Rogério Lins (Podemos) e solicitou autorização ao Executivo para reapresentar o projeto, visando à denominação do espaço e a concretização da homenagem a Vitautas e sua família.

Dois dos filhos do homenageado atualmente trabalham na Câmara. Alexsandro Sakatauskas e Douglas Sakatauskas prestam serviços, respectivamente, na TV Câmara Osasco e no gabinete do vereador Michel Figueredo.

O presidente da Câmara, vereador Carmônio Bastos (Podemos), cumprimentou a colega Ana Paula e os filhos de Vitautas pelo projeto. Michel Figueredo (Patriota) também parabenizou a vereadora pela iniciativa e enalteceu o trabalho de Vitautas. “Foi um grande homem, que fez história em nossa cidade”, disse.

Délbio Teruel (União Brasil) destacou o legado deixado por Vitautas. “Uma pessoa maravilhosa, que deixava a gente encantado mesmo fora do período de Natal. Todos nós sabemos a importância do senhor Vitautas na vida de tantas crianças”.

Em 2003, Vitautas recebeu a mais alta honraria do Legislativo concedida a moradores não nascidos na cidade — o Título de Cidadão Osasquense.

Durante a Sessão desta terça-feira, os parlamentares ainda aprovaram outros três projetos e seis moções. Confira a lista completa no link abaixo.

VEJA TODOS OS PROJETOS APROVADOS NA 21ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2023

MULTIMÍDIA ► FOTOS DA SESSÃO | VÍDEO DA SESSÃO | REPORTAGEM