Vereadores destacam importância da parceria entre as forças policiais

por Divisão de Comunicação publicado 20/02/2024 12h50, última modificação 20/02/2024 12h55
Operação Força Conjunta realizada durante o carnaval fortaleceu união entre corporações
Vereadores destacam importância da parceria entre as forças policiais

Secom/PMO.

Por Ana Rodrigues

Durante o carnaval, a Prefeitura de Osasco realizou a Operação Força Conjunta, uma ação integrada que contou com os efetivos da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Polícia Civil. O objetivo foi combater "pancadões", bailes funk, embriaguez ao volante, ambulantes ilegais, entre outros, garantindo a segurança das pessoas que curtiram a festa.

Os vereadores acompanharam a operação e destacaram o papel do Legislativo no fortalecimento da segurança em Osasco.

“A Câmara Municipal, através dos vereadores, tem contribuído com a valorização das Forças Policiais, principalmente da Guarda Civil Municipal, enviando emendas parlamentares para aquisição de materiais. Aprovamos o aumento do salário base da GCM, o que contribui diretamente para que os profissionais da GCM tivessem melhores salários e aumento do Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) — que era 80% em cima do salário e passou a 100%; e a Atividade de Trabalho Complementar (ATC) — que era R$ 20,00 a hora e passou a R$ 25,00”, ressaltou o vereador Paulo Júnior (PP). Entre as indicações dele ao Executivo, a fim de fortalecer as ações das forças de segurança na cidade, está a mudança da 3ª Companhia da Polícia Militar para a região de Quitaúna.

O parlamentar pontuou que a união entres as polícias Civil e Militar e a GCM tem sido importante no combate à criminalidade. “Além de todo serviço de inteligência, as ações de operações conjuntas têm diminuído os crimes de roubos e furtos na cidade. A Operação Força Conjunta também teve como objetivo, cumprir o rigor da lei contra embriaguez ao volante, principalmente, nesses dias de feriado de carnaval, onde há um grande excesso de consumo de álcool”, afirmou.

Délbio Teruel (UNIÃO) defende o fortalecimento das GCM e acredita que as ações conjuntas, como a realizada no carnaval e no final do ano, promovem mais segurança para a população como inibe a criminalidade.

“Nós conseguimos garantir que o Executivo melhorasse as condições de trabalho da GCM através da aprovação de orçamento, emendas parlamentares e de projetos. Ações como as realizadas no final do ano e no carnaval garantem a proteção das pessoas. O prefeito Rogério Lins e o Secretário de Segurança, Coronel Virgolino, mostram muita competência e contam com o apoio do Legislativo para continuarem a fortalecer a segurança da cidade”, comentou o líder do governo na Câmara.

De acordo com o secretário de Segurança e Controle Urbano, coronel José Virgolino de Oliveira, o resultado da Operação Força Conjunta foi positivo e consolidou a integração das forças de segurança no município.

“Foi uma operação exemplar. Nós conhecemos os profissionais que atuam nas polícias civil e militar e isso facilita muito na coesão da operação voltada para a segurança da nossa população. O trabalho é intenso, mas tem dado ótimos resultados”, destaca o Secretário.

Foram registradas dezenas de ocorrências durante a Operação Força Conjunta, como roubos, tentativas de furto, apreensão de drogas, embriaguez ao volante, apreensão de arma de fogo. As forças de segurança apreenderam 37 veículos e 134 motos. Dois foragidos foram capturados e 41 chamadas de perturbação de sossego atendidas. Também foram registrados dez acidentes, sete com vítimas e três sem.