Vereadores participam da Conferência Intermunicipal sobre Drogas

por Comunicação — publicado 27/06/2022 12h30, última modificação 27/06/2022 12h44
Debate visa fortalecer políticas públicas para enfrentamento ao uso e abuso de drogas

Por Ana Luisa Rodrigues

Na última sexta-feira (24), na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva, aconteceu a Conferência Intermunicipal do 1° Fórum Temático de Políticas Públicas sobre Drogas. A Câmara Municipal de Osasco foi representada pelos vereadores Elsa Oliveira (Podemos) e Josias da Juco (PSD); e por Deise Oliveira, da mandata coletiva da Ativoz (PSOL).

A Conferência foi organizada pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPOD) em parceria com a CIOESTE e contou com a participação de autoridades, do prefeito Rogério Lins, do secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Dr. Quirino Cordeiro, e da coordenadora estadual de Políticas sobre Drogas, Eliane Borges.

Um dos objetivos do evento foi estabelecer instrumentos de coalizão entre a sociedade e os poderes constituídos para que sejam viabilizadas políticas públicas de enfrentamento ao uso e abuso de drogas em Osasco.

A vereadora Elsa Oliveira aproveitou a oportunidade para falar sobre as ações que o município realiza nessa luta e de como a sociedade pode se unir para efetivar as políticas públicas. Um dos assuntos abordados pela parlamentar foi a aprovação do selo “Digo não as Drogas”, aprovado no final de maio pela Câmara Municipal.

O selo Digo Não às Drogas será concedido a pessoas físicas, jurídicas, entidades e organizações públicas ou privadas como forma de reconhecimento a ações voluntárias de divulgação, patrocínio, participação ou doação relacionadas às políticas promovidas pelo COMPOD.

“A cidade tem recebido muitas empresas e essas empresas, tenho certeza, terão muito orgulho de ostentar o selo”, declarou Elsa Oliveira.

Ativa nos debates relativos à saúde mental, Deise Oliveira, represente da vereadora Juliana da Ativoz, apontou a necessidade de integrar a Conferência realizada pelo COMPOD às discussões já em curso no Sistema Único de Saúde (SUS) e abordadas nas Conferências de Saúde Mental.

“Havia representantes do SUS que há anos atuam nessa área e que não foram ouvidos. Políticas públicas devem ser integradas, para fortalecê-las. A saúde mental, através dos CAPS, já desenvolve ações nesse sentido e lutam para combater abordagens que atingem negativamente a Rede de Atenção Psicossocial, incentivando a internação e abordagens proibicionista e punitivista”, alertou Deise Oliveira.

Em fevereiro, parlamentares participaram ativamente da II Conferência Municipal de Saúde Mental, promovida pela Secretaria de Saúde, através do Conselho Municipal de Saúde. Foram dois dias de debates que incluíram as políticas públicas de combate ao uso de drogas.