Vereadores sugerem a implantação do CEP Digital em Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 06/10/2023 07h45, última modificação 24/10/2023 10h21
Câmara Municipal aposta na benfeitoria para garantir mais dignidade às comunidades

Por Ana Rodrigues

Os parlamentares osasquenses aprovaram uma Moção de Apelo, de autoria do vereador Adauto (PDT), que solicita a implantação do CEP Digital em regiões não atendidas pelo sistema de endereçamento postal (CEP).

Durante a 56ª Sessão Ordinária, realizada na tarde desta quinta-feira (5), os vereadores discutiram a necessidade de estabelecer o CEP Digital para que os moradores das comunidades em áreas livres possam ter acesso aos serviços de entrega -- inclusive de alimentos.

Segundo uma pesquisa divulgada em março deste ano pela Cufa (Central Única das Favelas), cerca de 17,9 milhões de pessoas vivem em favelas no Brasil. Desses, 70% já deixaram de adquirir algum item via internet por não terem endereços reconhecidos pelos Correios.

“Solicitamos ao Executivo a viabilidade de um estudo para que os moradores das áreas livres possam ter condições de fazer suas compras online. Esse projeto já foi executado em outras regiões do país, como em Paraisópolis, e deu super certo”, declarou Adauto.

Lúcia da Saúde ressaltou que as pessoas que não têm endereço não conseguem se cadastrar em unidades de saúde. “Para a área da saúde, a inclusão de um endereço regular é muito importante”.

“Ter um endereço é ter dignidade. Um endereço é preciso para abrir conta no banco, fazer matrícula, abrir crediário… A proposta é viável e pode ser executada”, reforçou Laércio Mendonça (PSD).

A tecnologia do CEP Digital foi desenvolvida através de um projeto criado pela parceria entre empresas de tecnologia e a ONG Gerando Falcões, que levou para mais de 20 comunidades do país a possibilidade para que moradores tivessem condições de receber suas encomendas.

O CEP digital é um código criado a partir da geolocalização da casa da pessoa, definida pela latitude e longitude do endereço. O projeto foi desenvolvido por uma startup na favela de Paraisópolis, em São Paulo.

Pelé da Cândida (MDB) e Márcio da Lan (Avante) também falaram sobre a relevância da proposta, ressaltando que regulamentar endereços promove mais qualidade de vida e dignidade.

MULTIMÍDIA ► 56ª Sessão Ordinária | FOTOS | VÍDEO | REPORTAGEM