Vereadores sugerem melhorias na mobilidade para quem usa bicicletas para lazer ou transporte

por Comunicação — publicado 28/03/2022 13h50, última modificação 28/03/2022 14h23
Câmara Municipal tem apoiado ações que visem melhor qualidade de vida e apoio à sustentabilidade

Por Ana Luisa Rodrigues

De acordo com informação do Observatório das Bicicletas, uma pesquisa nacional feita com dez mil ciclistas, realizada pelo Transporte Ativo e Labmob-UFRJ, apontou que no Brasil, 72,5% das pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte ou lazer chegam a pedalar cinco ou mais vezes por semana. Ao passo que 28,1% combinam o uso da bicicleta com outro meio de transporte.

Pensando no crescimento do uso da bicicleta como meio de transporte ou apenas para lazer, a Câmara Municipal de Osasco, através dos vereadores, tem proposto alternativas para estimular as pessoas a usarem mais a bicicleta. Com isso, os parlamentares visam ampliar o acesso aos espaços urbanos, além de priorizar meios de transporte inclusivos e sustentáveis.

Os vereadores Carmônio Bastos (Podemos) e Josias da Juco (PSD) apresentaram indicações recentemente, sugerindo a construção de bicicletário e empréstimo de bicicletas adaptadas na ciclofaixa de lazer, visando as pessoas com mobilidade reduzida e adultos que ainda não sabem pedalar. O parlamentar do Podemos, percebendo o aumento no número de usuários de bicicleta que a utilizam para ir ao trabalho, pediu a instalação de um bicicletário nas proximidades da Prefeitura de Osasco.

“Há um grande número de servidores que utilizam a bicicleta como meio de transporte para se locomover da residência ao trabalho. Acho importante ressaltar que a utilização da bicicleta como alternativa de transporte vem crescendo cada vez mais no município, desta forma, se faz necessário à criação de condições favoráveis aos seus usuários”, comentou Carmônio Bastos em sua indicação.

O vereador também pediu a avaliação de concessão de uso de uma área localizada na Avenida Fuad Auada, sob o viaduto Guerino Spitaletti, para o Grupo Pedal Altino, visando estimular o uso da bicicleta através de orientação.

O vereador Josias da Juco, que em 2021 solicitou que o Executivo avaliasse o retorno da ciclofaixa, comemorou a reinauguração do espaço em fevereiro e aproveitou para fazer um pedido ao grupo responsável pelo empréstimo de bicicletas para uso na ciclofaixa: que providenciasse bicicletas adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida e para quem ainda não sabe pedalar.

“É fato que o ciclismo promove o fortalecimento muscular, melhora o condicionamento cardíaco, melhora da agilidade, habilidade e o equilíbrio. Sem contar os efeitos emocionais, já que o ciclismo favorece o bem-estar físico e mental. Outro papel fundamental está na integração das pessoas e na sustentabilidade. Isso porque a forma como nos deslocamos na cidade impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas e no meio ambiente”, justifica o vereador.

No dia da inauguração da ciclofaixa, como comemoração dos 60 anos de emancipação, o presidente da Câmara, Ribamar Silva (PSD), apontou outro aspecto do uso da bicicleta. “Nós vemos muitas famílias usando a ciclofaixa para pedalar e até para caminhar. É um espaço de lazer importante para a cidade, que une as famílias e promove mais qualidade de vida”, afirmou Ribamar na ocasião.