Emancipação é Casa Própria

por osa — publicado 08/08/2013 12h30, última modificação 04/01/2018 11h30
Explosão demográfica vivida pelo distrito entre 1960 e 1964 exigiu a autonomia conquistada
Mara Danusa

Emancipar-se para qualquer ser humano significa liberdade de ir e vir bem como se autodeterminar. Ser dono de si é certamente morar num teto próprio.

Foi em busca do sonho da casa própria que o distrito de Osasco viveu uma explosão demográfica entre 1960 e 1964. Neste período a taxa de crescimento populacional era de 10,8% ao ano, enquanto São Paulo crescia 5,7%. Eram 22.250 novos moradores a cada ano. 

Esta aceleração do crescimento demográfico após 1960 é que alicerçou e condicionou as perspectivas para tornar o distrito Osasco em cidade.

O crescimento populacional encontrou o distrito sem qualquer natureza de estrutura urbana para abrigar os novos habitantes. Esta explosão demográfica foi ocasionada pela disponibilidade de terrenos para urbanização a preços acessíveis permitindo a muitos trabalhadores concretizar o projeto de se instalar na sonhada casa própria.

Na pesquisa realizada pelos autores do "Plano Urbanístico Básico de Osasco - novembro de 1966", sobre as razões que levaram as pessoas a escolher Osasco para morar, pelo menos 50% dos entrevistados indicaram a casa própria como razão para transferência. A proximidade do local de trabalho para a escolha de Osasco para morar aconteceu com apenas 10% das famílias. 

O baixo valor dos terrenos bem como a forma de pagamento a perder de vista, propiciaram a milhares de operários paulistanos realizar o sonho da casa própria. Assim, a afirmativa de que a emancipação aconteceu porque o distrito tinha indústrias, e por isso, tinha arrecadação tributária para sustentar a emancipação, é metade da verdade. A verdade inteira é que a explosão demográfica exigiu melhoria na qualidade de vida urbana dos novos e velhos habitantes do distrito, e como o governo de São Paulo não teve agilidade para atender os reclamos da população, ficou mesmo sem a arrecadação das indústrias e do povo do distrito.