PUBLICAÇÕES 06/11/2018

por Divisão de Comunicação publicado 07/11/2018 18h10, última modificação 12/11/2018 10h32

DIÁRIO DA REGIÃO

 


  

Alex da Academia quer multa para empresa que quebrar asfalto (http://www.webdiario.com.br/noticia/21916/alex-da-academia-quer-multa-para-empresa-que)

De acordo com o projeto, as empresas terão prazo de 5 dias para providenciar o conserto, contados a partir do término das obras realizadas para serviços de instalação ou conserto das redes de água, esgoto, internet, luz, gás, telefonia dentre outras

O vereador Alex da Academia (PDT) quer endurecer as regras contra as empresas que quebrarem asfalto em Osasco. De acordo com projeto. que começou a tramitar na Câmara Municipal, as concessionárias de serviços públicos ou suas terceirizadas que abrirem buracos e valas no asfalto, para executarem seus trabalhos, deverão refazer todo o pavimento com as mesmas condições de qualidade anterior. Quem descumprir as determinações será penalizado com pagamento de multa a ser definido por meio de decreto municipal. De acordo com o texto, as empresas terão prazo de 5 dias para providenciar o conserto, contados a partir do término das obras realizadas em vias e passeios públicos para serviços de instalação, manutenção ou conserto das redes de água, esgoto, internet, luz, gás, telefonia, TV a cabo dentre outras. Esse prazo poderá ser prorrogado por 15 dias, mediante solicitação.

As obras de tapa valas e buracos terão garantias de qualidade do serviço de, no mínimo, 12 meses quando realizadas em vias sem calçadas ou pavimentação e, de 36 meses, quando realizadas em calçadas ou vias pavimentadas. Além disso, caso o estrago na pavimentação tenha sido causado por empresas terceirizadas pelas prestadoras de serviços públicos, a concessionária do serviço responderá solidariamente pelos prejuízos causados ao patrimônio público, ou ao patrimônio de terceiros decorrentes da má execução dos serviços, nos termos do Código Civil Brasileiro.

“A regra geral é de consertos sem qualidade e que muitas vezes demandam longo tempo até que sejam realizados não se transformem em verdadeiro descaso com a população e o Poder Executivo Municipal, razão pela qual o presente PL prevê a aplicação de multa em caso de seu descumprimento da presente norma”, destaca na justificativa.
 

 

Tinha propõe a renovação automática de receita médica (http://www.webdiario.com.br/noticia/21912/tinha-propoe-a-renovacao-automatica-de-receit)

Projeto de lei sugere a criação do Cartão-Receita. Usuários de hospitais, prontos-socorros, pronto-atendimentos e UBSs com diagnóstico de doenças crônicas e uso de medicamentos contínuo ou controlado, teriam a renovação automática das receitas.

Está tramitando na Câmara de Osasco, o projeto de lei do vereador Tinha di Ferreira (PTB) sobre a criação do Cartão-receita na rede municipal da Saúde. De acordo com a proposta, usuários de hospitais, prontos-socorros, pronto-atendimentos e UBSs com diagnóstico de doenças crônicas e indicação de medicamentos de uso contínuo ou controlado, terão a renovação automática das receitas. No texto, o autor destaca que serão atendidos, com o Cartão-receita, pessoas com hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, cardiopatia, doenças vasculares, epilepsia e HIV(Aids).

Tinha define, no projeto, que a Secretaria da Saúde fique responsável pela confecção do Cartão-receita e também fiscalize sua utilização. Além disso, deverão constar no documento os dados pessoais do paciente, a medicação, o nome do médico responsável e a validade do cartão. Para Tinha, os procedimentos adotados pelo Sistema Único de Saúde são bastante burocráticos.

“Por isso, ao invés de resolver certas situações, acabam por atrasar e até emperrar o atendimento da população. Propomos esta Lei para resolver um problema constante de alguns usuários que, mesmo com o seu diagnóstico definido, são obrigados a passar mensalmente pelo médico, apenas para pegar uma receita”, destaca em sua justificativa.

O autor alega que, na maioria dos casos, as pessoas que necessitam destes medicamentos já têm uma idade avançada e mensalmente passam por uma maratona para marcar a consulta e adquirir o remédio. “Além de dar maior agilidade no atendimento, sem dúvida, a utilização do Cartão-receita será o fim das filas. Isso sem falar no prazo para se marcar uma consulta que diminuirá consideravelmente”, conclui.


JORNAL REALIDADE


Câmara recebe visita de religioso francês (http://www.jornalrealidade.com.br/camara-recebe-visita-de-religioso-frances/)


A Câmara recebeu, na última terça-feira (30), a visita do apóstolo Steve Kunda, fundador da Mission Chrétienne Ouvriers de l’Evangile (Missão Cristã Trabalhadores do Evangelho), uma igreja evangélica francesa criada em 2011 na cidade de Orleans.

O religioso nasceu em 1981 na República Democrática do Congo, filho de um pai congolês e uma mãe angolana. Quando tinha oito anos, sua família mudou-se para a França, onde viveu uma adolescência problemática, marcada pelo envolvimento em gangues juvenis e o uso abusivo de drogas. Ele diz que o despertar para a religião foi essencial para que mudasse de vida.

Steve foi recebido pelo vereador Josias da JUCO (PSD), que o levou para conhecer as dependências do Legislativo osasquense. ”Estamos muito felizes de receber os missionários, os apóstolos. Sabemos do trabalho deles na França e isso deixa nossa cidade muito feliz”, afirmou o parlamentar durante o encontro.

“É uma alegria estar aqui com vocês. Não é um lugar como qualquer outro, aqui muitas decisões a respeito da cidade são tomadas”, comentou Steve. Ele disse ainda desejar que os políticos do município sejam homens de visão, que tomem decisões sábias, boas para a coletividade.

O apóstolo estava acompanhado por sua mulher, Déborha Kunda, pelo pastor sul-africano Peter Rhema e pelo pastor Jonas Florêncio, fundador do Instituto de Recuperação Missão Amor, entidade de Osasco que fornece apoio a dependentes de drogas para que superem o vício

 

ALTERNATIVA NEWS

 

Ações de orientação e esclarecimento marcam Outubro Rosa na Câmara de Osasco (https://alternativanews2.wixsite.com/website/inicio/a%C3%A7%C3%B5es-de-orienta%C3%A7%C3%A3o-e-esclarecimento-marcam-outubro-rosa-na-c%C3%A2mara-de-osasco)

Uma manhã de muita orientação e esclarecimento, com participação ativa não só das servidoras como da população em geral. Assim foi o evento Outubro Rosa, promovido pela Câmara Municipal de Osasco na manhã da quarta-feira, dia 31 de outubro, com o intuito de disseminar informações sobre a prevenção ao câncer de mama.
O evento, organizado pela Administração da Casa, aconteceu no Plenário Tiradentes, levando uma ampla programação de palestras e atividades lúdicas que tiveram como o tema a prevenção à doença, que é uma das que mais matam mulheres no mundo.
A primeira palestrante foi Rebeca Hyppolito, que falou sobre a sua experiência como paciente de câncer de mama em tratamento. A jovem, que diagnosticou a doença em abril deste ano, está obtendo sucesso no tratamento graças ao diagnóstico precoce.
Rebeca lembrou as dificuldades enfrentadas na época da descoberta da doença e da transformação que o câncer fez em sua vida. “Meu mundo desabou, tive que cancelar projetos, mas para mim, desistir nunca foi uma opção. Vou viver da melhor forma possível”, revelou.
A nutricionista Luciana Sampaio Jorge, que atua em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município, ministrou palestra sobre como a alimentação balanceada, aliada a hábitos saudáveis, pode ajudar a prevenir o câncer de mama. “Que a gente possa voltar a comer mais alimentos que a gente prepara, recombinar e reproduzir a cultura alimentar do brasileiro”, defendeu.
Em seguida, a médica ginecologista Dra. Silvia Alvim abordou a influência dos aspectos emocionais na incidência de câncer de mama. O hormônio relacionado ao bem-estar ajuda a prevenir a doença, em contraponto ao cortisol (hormônio do estresse). “O aumento do cortisol deteriora a saúde, oportuniza as doenças e acelera o envelhecimento”, explicou.
Logo após, a enfermeira Rita de Cássia Bueno Carrenho demonstrou o modo correto de fazer o autoexame das mamas. A última atividade foi uma apresentação do grupo teatral das enfermeiras da Estratégia da Família da UBS Darcy Alves Robalinho, da Vila Ayrosa.
A programação foi fechada com sorteio de brindes às participantes. Todos os brindes foram obtidos por meio de empresários locais que colaboram com a causa do combate ao câncer de mama. As empresas parceiras foram: Allu Estética - Super Shopping, Aroma & Amora, Artex - Super Shopping, Casa de Bolos (Rua Dona Primitiva Vianco, 645), E & E Estética e Pilates, Espaço Laser - Plaza Shopping, Fórmula Animal - Farmácia Pet, Hope - Super Shopping, Laura Shoes, Look Me Store, Mary Kay, Memphis Hair - Estética e Beleza, Morana - Super Shopping, O Boticário, Ornamento Bijuterias - Shopping União, Pão Z ria, Sobrancelha e Arte, Sumirê, Supermercados Sorocaba e Yázigi.

Discussões sobre trânsito e transporte marcam Dia da Mobilidade Urbana em Osasco (https://alternativanews2.wixsite.com/website/inicio/discuss%C3%B5es-sobre-tr%C3%A2nsito-e-transporte-marcam-dia-da-mobilidade-urbana-em-osasco)


“Mobilidade urbana é a maneira de chegar em determinado lugar em tempo adequado tendo a opção de poder escolher o transporte mais eficiente”. Essa foi a reflexão deixada pelo Legislativo osasquense na Sessão Solene do Dia da Mobilidade Urbana, realizada na noite do dia 30 de outubro passado.

A Sessão, proposta pelo Vereador Alex Sá (PDT), reuniu vereadores e representantes da sociedade civil para celebrar a data e teve como ponto alto a discussão de soluções para a melhoria da mobilidade urbana em Osasco.
A realização da solenidade é fruto da Lei 4.570/2013, criada pelo próprio Vereador Alex Sá, com o objetivo de conscientizar o poder público sobre a importância da mobilidade urbana para a melhoria da vida das pessoas.
“Quando confeccionamos essa lei, foi justamente para realizar eventos como o de hoje. Tudo que está ligado a trânsito, a melhorias para pessoas com deficiência e regularização fundiária passa pela mobilidade. Por isso é tão necessária a discussão desse assunto”, justificou Alex.
O parlamentar fez uma apresentação sobre as ações previstas no Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PLANMOB), criado por meio da Lei Complementar 4.765/2016, em consonância com a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012).
O Vereador Antônio Aparecido Toniolo (PCdoB), que presidiu a solenidade, ressaltou que o Dia da Mobilidade Urbana é também uma oportunidade para conscientizar o poder público sobre as necessidades das pessoas que têm mobilidade reduzida e precisam ser vistas. “Nossa obrigação, enquanto poder público, é fiscalizar e cobrar”, disse.
Já o Vereador Jair Assaf (PROS) defendeu a melhoria da acessibilidade nos passeios públicos, o que inclui a necessidade da criação de uma lei específica sobre o assunto pelo Poder Executivo Municipal. Outro ponto defendido pelo parlamentar é a melhoria do trânsito na região central.
POLÍTICAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - O Presidente do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência, Salomão Rodrigues de Lira Júnior, abordou as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência no tocante à mobilidade urbana, em Osasco.
De acordo com ele, a mobilidade urbana, no contexto da acessibilidade, é fundamental para o desenvolvimento da sociedade como um todo. No entanto, a falta de políticas públicas é um problema que afeta todo o país. “Nossa proposta é que a pauta da acessibilidade não venha apenas por um fator institucional, mas que possa ser tramitada por uma política também de desenvolvimento econômico, porque as pessoas com deficiência são também consumidores”, destacou.
O Vice-Presidente da Associação das Pessoas com Deficiência de Osasco, Vagner Francisco Rala, defendeu ações de fiscalização e adequação nas calçadas. “Temos várias barreiras impedindo a circulação no próprio centro de Osasco. A gente fica impedido de até cumprir as nossas obrigações”, lamentou.
O Vereador Alex Sá lembrou que a Lei 4.923/2018 já está em vigor. A legislação, também de sua autoria, dispõe sobre estacionamento irregular de veículos em vagas especiais, criando normas que facilitam a fiscalização desse tipo de infração.

Câmara recebe visita de religioso francês (https://alternativanews2.wixsite.com/website/inicio/c%C3%A2mara-recebe-visita-de-religioso-franc%C3%AAs)

 Osasco (SP) - A Câmara recebeu no dia 30 de outubro, a visita do apóstolo Steve Kunda, fundador da Mission Chrétienne Ouvriers de l’Evangile (Missão Cristã Trabalhadores do Evangelho), uma igreja evangélica francesa criada em 2011 na cidade de Orleans.

O religioso nasceu em 1981 na República Democrática do Congo, filho de um pai congolês e uma mãe angolana. Quando tinha oito anos, sua família mudou-se para a França, onde viveu uma adolescência problemática, marcada pelo envolvimento em gangues juvenis e o uso abusivo de drogas. Ele diz que o despertar para a religião foi essencial para que mudasse de vida.
Steve foi recebido pelo Vereador Josias da JUCO (PSD), que o levou para conhecer as dependências do Legislativo osasquense. ”Estamos muito felizes de receber os missionários, os apóstolos. Sabemos do trabalho deles na França e isso deixa nossa cidade muito feliz”, afirmou o parlamentar durante o encontro.
“É uma alegria estar aqui com vocês. Não é um lugar como qualquer outro, aqui muitas decisões a respeito da cidade são tomadas”, comentou Steve. Ele disse ainda desejar que os políticos do município sejam homens de visão, que tomem decisões sábias, boas para a coletividade.
O apóstolo estava acompanhado por sua mulher, Déborha Kunda, pelo pastor sul-africano Peter Rhema e pelo pastor Jonas Florêncio, fundador do Instituto de Recuperação Missão Amor, entidade de Osasco que fornece apoio a dependentes de drogas para que superem o vício.